'Nem tentem por aqui', diz Paes sobre serviço de mototáxi da Uber no Rio
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), revelou o desejo de impedir o serviço de mototáxi da Uber na capital fluminense.
A declaração do político foi feita nas redes sociais, ao republicar notícia de que a Prefeitura de São Paulo pediu a suspensão imediata do serviço na cidade.
Nem tentem por aqui.
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
A plataforma anunciou o lançamento do serviço no Rio e em São Paulo nesta quinta-feira (5). O mototáxi da Uber já funciona em 160 municípios brasileiros, segundo a empresa.
Ao UOL, a Prefeitura de São Paulo explicou que o Comitê Municipal de Uso do Viário entrará em contato com a Uber para solicitar a imediata suspensão da atividade, além dos devidos esclarecimentos.
Situação no Rio de Janeiro
A Prefeitura do Rio também diz que vai adotar as medidas cabíveis para impedir o uso do Uber Moto na cidade e acusou a Uber de visar somente o lucro, "sem prestar as devidas contrapartidas aos trabalhadores e órgãos públicos".
Um decreto de setembro de 2022 regulamentou a profissão de mototaxista no Rio. Segundo a prefeitura, o objetivo foi "organizar o meio de transporte, que atualmente opera na informalidade, principalmente em comunidades da cidade, onde o transporte público coletivo, como ônibus e vans, tem dificuldade de acesso".
O que é e como funciona o Uber Moto?
- A nova modalidade promete ser mais barata que o UberX, que usa carros de passeio;
- A Uber sugere que o usuário leve seu próprio capacete ou que capacetes extras sejam higienizados e usados com toucas higiênicas. A ação é uma medida de enfrentamento à covid-19;
- Entre os recursos de segurança, a Uber cita o seguro para acidentes pessoais tanto para usuários quanto para parceiros;
- Para dirigir na nova modalidade, o motociclista precisa ter uma CNH definitiva com a observação de atividade remunerada (EAR);
- O recurso já estava no Brasil desde novembro de 2020, quando começou por Aracaju, e hoje está presente em 160 municípios, segundo a empresa.
"Antes de desembarcar nas duas maiores cidades brasileiras, passamos mais de dois anos estudando o uso do produto em diversos lugares e avaliamos o comportamento que o Uber Moto teve em diferentes municípios brasileiros", explicou Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber no Brasil.
O que percebemos é que, além dos deslocamentos rotineiros, existe um uso constante de chegada e partida de estações e terminais de ônibus, trens e metrô, comprovando que esse é um produto que também complementa o deslocamento de usuários que utilizam a malha pública de transportes.
Luciana Ceccato da Uber
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.