IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

México e Peru questionam proposta de moeda comum de Brasil e Argentina

23.jan.2023 - Presidente Lula em reunião com o Presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, em Buenos Aires - 23.jan.2023 - Ricardo Stuckert/PR/Divulgação
23.jan.2023 - Presidente Lula em reunião com o Presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, em Buenos Aires
Imagem: 23.jan.2023 - Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/01/2023 17h00

Autoridades do México e do Peru questionaram a proposta de moeda comum lançada pelos presidentes do Brasil e da Argentina.

A ideia da criação da moeda não é substituir as divisas nacionais, como ocorreu no caso do euro, mas seria voltada para transações comerciais entre os dois países —e outras nações da América Latina que aderirem no futuro, segundo Lula.

O que pensa o México

  • Em conferência, o presidente Andrés Manuel López Obrador afirmou que seu governo "não concordaria por muitas razões".

O chefe do Executivo mexicano disse que desconhece os detalhes da iniciativa proposta após um encontro entre os presidentes Lula (PT) e Alberto Fernández, da Argentina.

[Mas] Não estaríamos de acordo. Nós temos muitas razões para continuar mantendo o dólar como referência."
Presidente Andrés Manuel López Obrador

O que pensa o Peru

  • O ministro da Economia e Finanças do Peru, Álex Contreras, qualificou a proposta de "irrealista"

Ao ser questionado sobre o assunto, o chefe da Economia do governo peruano disse que seriam necessárias moedas "fortes e estáveis" para atuar com liderança no mercado internacional, conforme informou a Forbes em espanhol. Para Contreras, é preciso ordenar as contas fiscais e reduzir a inflação.

São necessárias condições econômicas que não estão disponíveis atualmente."
Álex Contreras, ministro da Economia e Finanças

Ele pontuou ainda que, neste caso, o sol —moeda peruana— é estável e está protegida por um banco central "independente".