IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Teste positivo para 'vaca louca' não deverá afetar consumo, diz governo

Teste positivo de "vaca louca" não deverá afetar consumo interno - Getty Images
Teste positivo de 'vaca louca' não deverá afetar consumo interno Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/02/2023 20h54

Após a confirmação do resultado positivo de um teste de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), doença popularmente conhecida como "vaca louca", o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu uma nota afirmando que a carne para consumo no mercado interno não deverá ser afetada.

O que aconteceu:

  • O caso foi confirmado pela Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).
  • O animal foi abatido e sua carcaça incinerada no local.
  • Ainda de acordo com o comunicado, todas as providências governamentais para o mercado de carnes brasileiras estão sendo tomadas
  • Também foi feito um comunicado para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMAS) e as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá.

Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne. Carlos Fávaro, ministro da Agricultura

Exportações para a China

Após a confirmação do teste positivo, as exportações para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira (23).

A suspensão faz parte do protocolo sanitário oficial. Apesar da medida, o Ministério da Agricultura afirmou que o diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira.