IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Elevador do futuro será chamado pelo celular, diz chefe da Atlas Schindler

Do UOL, em São Paulo

13/03/2023 14h40

No futuro, os elevadores serão acionados pelo celular e sincronizados para reduzir ao máximo o tempo de espera. É o que diz Flavio Silva, presidente do Grupo Schindler na América Latina, em entrevista ao UOL Líderes. A divisão da empresa no Brasil é a Atlas Schindler, que atua no mercado desde 1918.

Ele também falou sobre:

  • A importância dos elevadores em um contexto de envelhecimento da população.
  • O momento do mercado imobiliário no Brasil.
  • A digitalização dos elevadores e o que isso representa para o usuário.
  • A segurança dos elevadores e a chance de um elevador cair.

Ouça a íntegra da entrevista no podcast UOL Líderes. Você também pode assistir à entrevista em vídeo no canal do UOL no YouTube. Veja a seguir destaques da entrevista:

No futuro, elevador será chamado pelo celular

No futuro, o controle do elevador pode passar para o celular. Você vai chegar no trabalho, terá um QR Code no seu celular que libera a portaria e já vai mandar o elevador para você. Isso também vai ser um elemento de segurança, principalmente em apartamentos de altíssimo padrão.

Mercado imobiliário em compasso de espera

Existem duas forças que influenciam o mercado imobiliário, e eu diria que ele está em compasso de espera para ver qual delas será a predominante. De um lado tem as taxas de juros, que subiram muito e têm uma relação direta com o financiamento. Do outro lado, tem o Minha Casa Minha Vida. São dois elementos, um mais restritivo e o outro mais pró-mercado.

Elevador se torna mais essencial com envelhecimento da população

Costumo dizer que o elevador é tão importante para um prédio quanto ter água e luz. Com o envelhecimento da população, o elevador se torna ainda mais essencial. A gente até vê, em alguns casos, elevadores em casas. Não é mais uma questão de luxo, mas sim de qualidade de vida.

Flavio Silva, presidente do Grupo Shindler na América Latina - Carine Wallauer e Editoria de Arte/UOL - Carine Wallauer e Editoria de Arte/UOL
Flavio Silva, presidente do Grupo Shindler na América Latina
Imagem: Carine Wallauer e Editoria de Arte/UOL

Tecnologia permite reiniciar elevador remotamente

O elevador hoje vem com um computador que trabalha 24 horas. Com isso podemos atuar remotamente para um eventual reinício do equipamento. Isso evita que um técnico tenha que se deslocar, e melhora a disponibilidade do equipamento para o usuário. O elevador muitas vezes passa despercebido na rotina, salvo quando ele está parado.

Qual a chance de um elevador cair?

O elevador é o sistema de transporte mais seguro do mundo. É muitas vezes mais seguro que o avião, que é considerado o mais seguro. São muitos elementos de segurança que vão do eletrônico ao mecânico, passando pelo elétrico. Tendo uma manutenção em dia, um equipamento de primeira linha e que segue as normas brasileiras, esse risco está bastante afastado.