PagBank lucra R$ 392 milhões no 1° tri e chega a 28,7 milhões de clientes
O PagBank lucrou R$ 392 milhões no primeiro trimestre do ano. A alta no lucro líquido ajustado foi de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o número de clientes quase dobrou em dois anos e chegou a 28,7 milhões de contas.
Destaques do balanço do PagBank
O banco digital teve sua maior receita líquida da história para um primeiro trimestre. O faturamento chegou a R$ 3,75 bilhões, aumento de 9% em relação ao ano anterior. "Entre os motivos para o aumento da receita, estão o crescimento do volume de adquirência e a maior utilização dos serviços do PagBank", diz Alexandre Magnani, CEO do PagBank.
A empresa aumentou em 10% o dinheiro que foi transacionado pelas suas plataformas de pagamento. Esse volume chegou a R$ 88,1 bilhões, puxado pelo crescimento de micro e pequenas empresas e empreendedores.
Focou na redução de perdas e na eficiência de custos. Para melhorar a lucratividade, a empresa investiu no combate a fraudes, reestruturou times e cortou investimentos em 40%. "Estamos investindo menos, mas de maneira mais certeira", diz Magnani.
Como resultado, aumentou a rentabilidade. O Ebitda, lucro antes de juros e impostos, foi de R$ 787 milhões, alta de 18%. Esse número é usado como indicador de rentabilidade pelo mercado.
A empresa anunciou a unificação de suas marcas PagBank e PagSeguro. A partir de agora, irá usar apenas a marca PagBank. O objetivo é ser reconhecido como um banco completo. Além dos serviços de maquininhas e meios de pagamento, também chamado de adquirência, a empresa reúne conta digital, cartão e investimentos, entre outros serviços financeiros.
Número de clientes
O PagBank chegou a 28,7 milhões de clientes. Foram 5 milhões de novas contas nos últimos 12 meses. Com isso, se consolida como o segundo maior banco digital do país.
Conta digital é cada vez mais usada. Dos quase 17 milhões de clientes ativos do PagBank, cerca de 7 milhões usam tanto os serviços financeiros quanto as maquininhas e meios de pagamentos. Um número ainda maior, de 10 milhões de clientes, usa apenas os serviços financeiros.
É a principal conta para mais de metade dos clientes. Cerca de 50% dos comerciantes consideram o PagBank como sua principal conta bancária. Já entre os clientes que não usam os meios de pagamento, essa fatia sobe para 62%, segundo o CEO.
PagBank focou no aumento do crédito com garantia. Desde o começo de 2022, quando a situação econômica do país começou a piorar, o PagBank aumentou o foco em créditos com garantia. É o caso do crédito consignado, que é descontado direto do salário, a antecipação do FGTS e o crédito com garantia do saldo ou investimento, no qual o dinheiro depositado na conta PagBank vira crédito. "Antecipamos o movimento dos bancos", diz Artur Schunck, CFO do PagBank.
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