Podcast e cobertura do UOL sobre clã Bolsonaro são indicados ao Prêmio Gabo
Dois conteúdos do UOL — um podcast e uma reportagem — foram indicados ao Prêmio Gabo de Jornalismo 2023, uma das premiações mais relevantes para materiais jornalísticos publicados em português e espanhol.
Categoria "Áudio"
O podcast UOL Investiga: "Polícia Bandida e o Clã Bolsonaro" disputa o prêmio na categoria "Áudio". Nesta segunda temporada, que teve quatro episódios, a colunista Juliana Dal Piva conta sobre a relação da família do ex-presidente Jair Bolsonaro com policiais acusados de diversos crimes.
Dal Piva explica ainda como a ideia de que a polícia pode e deve matar viraou a pauta política de Bolsonaro, exaltada na tribuna da Câmara dos Deputados. O lugar também foi usado para defender, por exemplo, o ex-policial Adriano Nóbrega, um dos maiores assassinos de aluguel do Rio de Janeiro, morto em 2020.
Além da colunista, participaram da produção Elenilce Bottari, Naomi Matsui, Juliana Carpanez, João Pedro Pinheiro, Natália Mota, Gisele Pungan, René Cardillo, Eric Fiori, Lúcia Valentim Rodrigues, Flávio VM Costa e Graciliano Rocha.
A primeira temporada do podcast — "A Vida Secreta de Jair" — já havia sido indicada ao prêmio em 2022.
Categoria "Cobertura"
A reportagem "Metade do patrimônio do clã Bolsonaro foi comprada em dinheiro vivo", de Thiago Herdy e Juliana Dal Piva, concorre ao Prêmio Gabo de Jornalismo na categoria "Cobertura".
Um levantamento feito pelo UOL mostrou que quase metade do patrimônio em imóveis de Jair Bolsonaro e de seus familiares mais próximos foi construída com uso de dinheiro em espécie. Ao longo de três décadas, o ex-presidente, irmãos e filhos negociaram 107 imóveis, dos quais pelo menos 51 foram adquiridos total ou parcialmente com dinheiro vivo.
A apuração se baseia em 1.105 páginas de 270 documentos relacionados às transações imobiliárias feitas pela família desde os anos 1990. O trabalho de análise levou sete meses.
Prêmio Gabo de Jornalismo
Ao todo, 50 trabalhos jornalísticos em português e espanhol foram indicados ao Prêmio Gabo, que se divide em cinco categorias: texto, cobertura, imagem, áudio e fotografia. O concurso é realizado pela Fundação Gabo, criada por Gabriel García Márquez, jornalista e escritor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura.
Os vencedores serão anunciados nos próximos dias e receberão o prêmio durante o 11º Festival Gabo, que acontece de 30 de junho a 2 de julho em Bogotá, na Colômbia.
Conheça aqui os trabalhos indicados em todas as categorias do Prêmio Gabo de Jornalismo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.