Aeronave com bumbum? 'Iate voador' revolucionário chama atenção pelo visual
Colaboração para o UOL
29/06/2023 04h00Atualizada em 29/06/2023 13h02
O Airlander 10, aeronave híbrida criada pela empresa Hybrid Air Vehicles e considerada a maior do mundo, tem chamado a atenção nas redes sociais pelo seu "design diferenciado". Em publicação que viralizou no Instagram, os usuários compararam o formato dela com um bumbum humano.
"O brasileiro não tem maturidade para essa nave!", brincou um. "Espero que a entrada da aeronave não seja por onde eu estou pensando", disse outro.
Não é dirigível, nem avião e muito menos helicóptero
O modelo é uma aeronave híbrida que pode ser usada em diversas funções, como vigilância, comunicações, transporte de carga e viagens de passageiros.
Projeto milionário. Conforme divulgado pela AGCS (Allianz Global Corporate & Specialty), responsável pelo seguro da aeronave, ela custou cerca de US$ 100 milhões (R$ 477,8 milhões) para ser projetada e construída.
Pensada para o exército dos Estados Unidos. Segundo o The Guardian, o modelo original do Airlander 10 foi desenvolvido como uma aeronave de vigilância para o exército norte-americano e seu primeiro voo aconteceu em 2012 — mas o programa foi cancelado em 2013. Então, a Hybrid Air Vehicles, dona do projeto, modificou a aeronave para uso civil.
Acidentes durante testes. A aeronave já caiu em seu segundo voo teste, em 2016, e também em 2017, quando o casco murchou após a embarcação ter se soltado das amarras.
A Hybrid Air Vehicles planeja que a aeronave opere na Europa e nos Estados Unidos.
Saiba mais sobre o Airlander 10:
Combinação de tecnologias. O Airlander 10 tem um casco inflável feito de material flexível e usa hélio como gás de elevação. Dentro do casco, a aeronave possui vários balonetes cheios de ar, que ajudam a manter a pressão interna à medida que o hélio se expande e contrai com as mudanças de temperatura e altitude.
Com quatro motores de combustão, o Airlander 10 proporciona até 75% de redução nas emissões em relação a outras aeronaves comparáveis. Segundo o site da empresa, a aeronave "oferece uma combinação única de baixas emissões, consumo de combustível, ruído e custos operacionais".
Modelo híbrido. A Hybrid Air Vehicles afirmou estar desenvolvendo motores elétricos com o objetivo de entregar uma versão do Airlander 10 híbrido-elétrico a partir de 2027. A empresa ainda disse que, com o tempo, todos os motores da aeronave serão elétricos — a opção com emissão zero de carbono entraria em serviço até 2030.
Espaço de carga útil flexível. Ainda de acordo com as especificações divulgadas pela Hybrid Air Vehicles, o Airlander 10 pode ser adaptado para atender as necessidades de cada ocasião, podendo abrigar "de uma sala de jantar no céu a um sistema multimissão protegendo pessoas e lugares".
Ele chegou a ganhar o apelido de "iate voador", por seu potencial turístico.
Interior luxuoso. A versão da aeronave que planeja levar viajantes tem quartos com banheiro privativo, um bar, área de estar e piso de vidro para que os passageiros possam apreciar a vista.
Pode chegar a 20 mil pés de altitude e suporta até dez toneladas de carga útil. Segundo a CNN, ela tem uma velocidade máxima de 130 km/h — lento em comparação a aviões —, e uma viagem de Liverpool a Belfast (271 km) levaria cinco horas e 20 minutos. Ainda de acordo com a publicação, as viagens do Airlander 10 não competirão com voos de longa distância ou rotas já bem servidas.