Mercado Livre, Itaú e Vivo são marcas mais valiosas do Brasil, diz estudo
Renato Pezzotti
Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)
30/06/2023 14h42Atualizada em 12/07/2023 19h08
Mercado Livre, Itaú e Vivo são marcas mais valiosas do Brasil, segundo estudo apresentado hoje (30) pelas empresas WPP, Design Bridge and Partners e TM20.
O que aconteceu?
O WPP, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, apresentou hoje os resultados da 20ª edição de seu ranking "As Marcas Mais Valiosas do Brasil".
Mercado Livre, Itaú e Vivo foram as 3 primeiras do ranking, produzido em parceria com a agência Design Bridge and Partners e com a consultoria TM20.
O Mercado Livre também liderou o estudo em 2022; o Itaú, que continuou no 2º lugar, perdeu 45% em valor de marca, segundo o estudo
Um dos destaques deste ano foi a Localiza, que apareceu pela primeira vez na lista das 10 marcas mais valiosas, já na 4ª posição.
Das 10 primeiras colocadas no ranking, 6 delas registraram redução na valoração de suas marcas - veja a lista abaixo.
O ranking é produzido a partir do cruzamento dos dados de uma ferramenta proprietária do WPP, chamada BAV (Brand Asset Valuator) e de dados financeiros fornecidos pela Trademap.
O BAV já mediu mais de 60 mil marcas diferentes, em 75 métricas de imagem de marca e patrimônio.
O final do ano passado praticamente parou o país com as eleições e a Copa do Mundo, além da forte inadimplência, resultado da inflação e de crise econômica. Esse fator tem forte impacto no varejo, com efeito multiplicador que acaba atingindo os bancos também
Eduardo Tomiya, Sócio-Fundador da TM20 Branding
Confira o ranking de 2023 das Marcas mais Valiosas do Brasil:
1. Mercado Livre - US$ 10,783 milhões (-6%)
2. Itaú - US$ 4,532 milhões (-45%)
3. Vivo - US$ 2,977 milhões (-21%)
4. Localiza - US$ 1,902 milhão (+124%)
5. Quinto Andar - US$ 1,878 milhão (NA)
6. XP - US$ 1,648 milhão (+33%)
7. Magalu - US$ 1,187 milhão (-51%)
8. Skol - US$ 1,179 milhão (-30%)
9. Assaí - US$ 988 mil (+20%)
10. Natura - US$ 980 milhões (-66%)
Estudo também aponta marcas globais mais fortes no Brasil
O estudo também apontou as marcas internacionais mais fortes no Brasil.
Google e YouTube mantiveram as 2 primeiras posições, enquanto a Netflix assumiu a 3ª posição à frente do Whatsapp, que caiu para o 4º lugar.
A grande novidade é a presença da marca Marvel na 5ª posição. Confira o ranking das 10 primeiras:
1. Google
2. YouTube
3. Netflix
4. WhatsApp
5. Marvel
6. Disney
7. Amazon.com
8. Instagram
9. Nike
10. Microsoft
*Nota da redação: Na primeira versão desta matéria, por um erro da consultoria, os valores estavam grafados em reais (R$), mas deveriam estar em dólares (US$). O texto foi atualizado.