Topo

OPINIÃO

Kennedy: Haddad se fortalece com nota da Fitch e acerta ao dividir louros

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/07/2023 14h17

Após a agência de riscos Fitch elevar a nota de crédito do Brasil para BB, o colunista do UOL Kennedy Alencar afirmou durante o UOL News que o ministro da Fazenda acabou se fortalecendo para uma possível disputa pela Presidência em 2026.

Sem dúvidas fortalece o Haddad, que já é o ministro mais forte do governo, e ele faz bom uso da notícia quando ele divide os louros com o Congresso e cita nominalmente o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Kennedy Alencar

Além de comemorar a notícia e fazer um afago ao Congresso, Haddad também fez uma sinalização ao STF ao falar em "harmonia dos poderes". Desta forma, o ministro criou pontes para o governo ao usar a notícia que, de maneira geral, é boa para a economia brasileira, uma vez que essa alteração na avaliação ajuda o Brasil a atrair mais investimentos para o país e também fortalece a equipe econômica.

Haddad se revelou um bom articulador político e potencializou o efeito político da notícia. Hoje ele é o nome mais forte dentro do PT e, em Brasília, todo mundo avalia que se Lula não for candidato em 2026, Haddad é o nome mais forte para ser cabeça de chapa.
Kennedy Alencar

Kennedy: Lula ser transparente sobre a saúde é bom exemplo que contrasta com governo Bolsonaro

Após o governo emitir uma nota pública para falar sobre o estado de saúde do presidente Lula, que realizou um procedimento médico devido às dores que tem enfrentado por uma artrose no fêmur direito, e também atualizar sobre a cirurgia que será realizada no mesmo local no mês de outubro, Kennedy elogiou a postura do petista.

Durante o UOL News, ele afirmou que o estado de saúde de um governante é algo de interesse público e também disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não estava à altura do cargo que ocupava quando omitia informações sobre sua saúde.

Acho que é um exemplo de como um governante tem que tratar aspectos do seu estado de saúde, e nas democracias mais avançadas é assim que se faz. A melhor forma de evitar rumores é ser claro e transparente. Lula acerta e dá mais uma vez um bom exemplo que contrasta com a série de maus exemplos do Bolsonaro quando ocupou a Presidência da República.
Kennedy Alencar

Sakamoto: Élcio de Queiroz na segurança máxima é para evitar queima de arquivo

Após o ex-PM Élcio de Queiroz ter sido transferido na noite de ontem para a ala de segurança máxima de uma das unidades prisionais do Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, o colunista do UOL Leonardo Sakamoto afirmou que a atitude foi tomada para evitar uma chamada "queima de arquivo".

Élcio estava detido na Penitenciária Federal de Brasília desde junho deste ano, antes de firmar acordo de delação premiada sobre a morte da vereadora Marielle Franco e, na avaliação de Sakamoto, a transferência nada teve a ver com questões de segurança.

Claramente não é para evitar que ele fuja, é para evitar que alguém queime o arquivo, até porque, neste momento, Élcio de Queiroz é um arquivo vivo que está em risco.
Leonardo Sakamoto

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Kennedy: Haddad se fortalece com nota da Fitch e acerta ao dividir louros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia