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'Luxo silencioso': a moda dos megarricos contra a 'pornografia da riqueza'

Boné da marca Loro Piana e interruptor da marca Forbes & Lomax, itens que simbolizam o "luxo silencioso" Imagem: Reprodução / Instagram

Colaboração para o UOL*

03/08/2023 04h00

Você já ouviu falar em "luxo silencioso"? Também conhecida como "riqueza furtiva", esta tendência estética dos multimilionários vem sendo notada com a prática de uma elite, principalmente a financeira, de optar por roupas, joias e até itens de casa caros e exclusivos, geralmente muito simples e discretos, reconhecíveis apenas por outros multimilionários. Para alguns, é ir na contramão da "pornografia da riqueza" — a ostentação nas redes sociais.

Nada deve ser notado. Entre os itens que se encaixam no movimento, o The New York Times citou os bonés Loro Piana, usados pelo personagem Kendall Roy na série "Succession". No site da grife, eles vão de 390 euros (R$ 2 mil) a 690 euros (R$ 3.600). O burburinho em torno da nova tendência, inclusive, pode ser explicado também pela popularidade da produção da HBO Max.

Casaco a R$ 116 mil. Ainda no vestuário de luxo, o estilista italiano Brunello Cucinelli lançou um casaco esportivo — muito discreto — que é vendido a US$ 25 mil (R$ 115 mil).

Itens luxuosos — e caros. O jornal norte-americano também listou os sistemas de café TopBrewer, que são vendidos a US$ 15 mil (R$ 70 mil), as toalhas de linho bordadas à mão com monogramas de US$ 700 (R$ 3 mil) da loja Loretta Caponi, os interruptores de US$ 200 (R$ 1 mil) da marca inglesa Forbes & Lomax, entre outros itens que não exigem diamantes ou pérolas para serem considerados de luxo.

"Eles são joias domésticas", disse à publicação David Hottenroth, sócio do escritório de arquitetura Hottenroth & Joseph, referindo-se aos interruptores estilo anos 1930 feitos de níquel, bronze e latão.

Privacidade e discrição. Esse tipo de luxo se torna quase secreto, já que não há preocupação em anunciar o que se está vestindo — esse não é o foco, e quem sabe vai reconhecer.

Por isso, esqueça os logotipos que saltam aos olhos como nas peças da Louis Vuitton e da Versace, por exemplo.

"Você telegrafa status sem parecer fazê-lo", disse William Norwich, um romancista e editor, ao The New York Times.

"Pornografia de riqueza"

Papel das redes sociais. A tendência surge em um momento em que as pessoas estão passando mais tempo acompanhando o que os ricos e famosos estão fazendo — e usando — nas redes sociais. Ao jornal norte-americano, Stellene Volandes, editora-chefe da Town & Country, classificou o tipo de "entretenimento" como "pornografia da riqueza".

Afastamento das massas. Então, com a aproximação de novos consumidores ao mercado de luxo, os megarricos passaram a apostar em outros estilos para continuarem se diferenciando, já que obviamente esse "luxo silencioso" é inacessível para a maior parte da população mundial.

*Com reportagens publicadas em 09/05/2023 e 28/05/2023

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