Valor do PIS ano-base 2022 foi definido pelo governo? Veja quando será pago

O calendário de pagamento do PIS referente ao ano-base 2022 ainda não foi anunciado, devido ao atraso provocado pela pandemia. O valor a ser repassado também não foi divulgado. A espera por essa divulgação é motivada pela necessidade de alinhar o ano-base com o período de recebimento do benefício, que agora abrange um intervalo de dois anos.

Tradicionalmente, o calendário PIS para o ano subsequente é divulgado no final de dezembro, mas, até o momento, não foram comunicadas as datas de pagamento nem os valores das parcelas.

O valor do PIS/PASEP está vinculado ao salário mínimo do ano de pagamento. Assim, o montante do PIS 2024 só será conhecido após o governo ter estabelecido o piso salarial de 2024.

É relevante ressaltar que a maior fatia do PIS 2022 será destinada aos trabalhadores que tiveram vínculo empregatício com carteira assinada durante os 12 meses do ano-base.

Para ter direito ao PIS relativo ao ano-base 2022, é necessário satisfazer os seguintes critérios:

  • Ter obtido até dois salários mínimos mensais em 2022;
  • Não ter prestado serviços para pessoa física, o que exclui o abono salarial do PIS 2022 para empregadas domésticas;
  • Possuir cadastro no sistema PIS/PASEP por, no mínimo, cinco anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos trinta dias em 2022.

É fundamental que os trabalhadores que atendem a esses requisitos fiquem atentos às informações oficiais divulgadas pelo governo para conhecer o período em que poderão receber o benefício do PIS relativo ao ano-base 2022. As atualizações sobre o calendário de pagamentos serão disponibilizadas pelas autoridades competentes nos canais oficiais de comunicação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes