Topo

Abilio Diniz: doceria inspirada em paisagem do Rio virou império bilionário

Abilio Diniz construiu fortuna após doceria fundada pelo pai em SP Imagem: Bruno Santos/ Folhapress; Divulgação

Do UOL, em São Paulo*

20/02/2024 04h00Atualizada em 20/02/2024 09h05

O empresário Abilio Diniz, que morreu no domingo (18), construiu o seu império bilionário no ramo do varejo. Tudo começou com uma doceria fundada pelo pai. Veja a história:

Pai de Abilio decidiu abrir uma doceria, em 1948. O imigrante português Valentim Santos Diniz colocou o nome do empreendimento de Pão de Açúcar. A doceria ficava na rua Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo.

O nome da doceria, Pão de Açúcar, era uma homenagem a um dos principais pontos turísticos do Rio —por isso, também a logomarca faz menção ao monumento natural. Valentim escolheu o nome porque foi a primeira paisagem que admirou ao chegar ao Brasil de navio, em 1929.

Relacionadas

O pai de Abilio, com a ajuda do filho, começou a se interessar pelo varejo, criando um supermercado. Uma das grandes mudanças na época era o "autosserviço". Até então, as pessoas iam até os comércios e pediam os produtos; no mercado, é o contrário: as pessoas pegam os produtos da prateleira.

Supermercado foi criado ao lado de doceria Imagem: Divulgação

A primeira loja foi inaugurada em 1959, e ficava ao lado da doceria. Com o tempo, a empresa começou a fazer aquisições para aumentar de tamanho, como a da rede Sirva-se (1965) e várias outras redes na década de 1970, como Superbom, Peg-pag e Mercantil.

Abílio virou sócio majoritário em 1993. A essa altura, a companhia já tinha adquirido outras redes —inclusive as lojas Jumbo, que inauguraram o conceito de hipermercado (aquelas lojas gigantes com uma série de outros serviços) — além de ter criado os mercados Extra, na década de 1980.

Companhia adquiriu lojas Jumbo Imagem: Divulgação

Em 1999, o grupo francês Casino comprou 25% do grupo Pão de Açúcar, que na época já era um dos maiores grupos varejista do país. Posteriormente, em 2005, devido a uma reorganização, a companhia ficou dividida: metade para Abílio e metade para os franceses. Nessa época, era a maior varejista da América Latina e entrava em outros ramos, como o de varejo de móveis e eletrodomésticos (com a aquisição da Casas Bahia) e de eletroeletrônicos (com a compra do Ponto Frio).

O momento de maior tensão do empresário foi nas negociações com o grupo francês Casino. Abílio tentou romper com os franceses em 2011, propondo uma fusão com o rival Carrefour. O Casino foi contra e mais tarde comprou o grupo por inteiro. Diniz deixou a empresa fundada pelo seu pai em 2013.

Deixando a empresa que sua família ajudou a fundar, o empresário comprou em 2014 uma participação acionária no Carrefour, com a qual concorria na época do Pão de Açúcar. Além do Carrefour, Diniz tinha investimentos na rede de padarias Benjamin, Wine (varejo de vinhos) e na Oncoclínicas (grupo de clínicas especializado no tratamento de câncer).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o primeiro mercado do Pão de Açúcar foi inaugurado em 1959, não 1952, e ficava ao lado da doceria, e não em frente. Informações foram corrigidas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Abilio Diniz: doceria inspirada em paisagem do Rio virou império bilionário - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia