Topo

Daniele da Mata diz que Rihanna revolucionou mercado da beleza: 'Um marco'

Do UOL, em São Paulo

11/03/2024 04h00

Há 12 anos, Daniele Damata começou a empreender ao criar uma escola de maquiagem para mulheres negras, a DaMata Makeup. O negócio se transformou ao longo dos anos até virar uma plataforma de beleza com foco na população negra, trabalhando com consultoria para marcas de beleza e produção de conteúdo nas redes sociais.

Em entrevista ao videocast "Divã de CNPJ", do Canal UOL, a empresária diz que, ao contrário do que ela vivia quando começou sua marca, a função das empresas de beleza que trabalham com maquiagem é oferecer ferramentas de criação para seus consumidores.

O papel da marca é dar possibilidade para as pessoas se expressarem, e não trazer um padrão para eu me adequar ao que a marca quer. Era isso o que a gente estava vivendo antes da Rihanna. É sempre bom pontuar que a Rihanna foi um marco da nossa geração.
Daniele Damata, fundadora da DaMata Makeup

Relacionadas

Para ela, parte das mudanças que o mercado de beleza e maquiagem vive, com mais produtos para pessoas negras, é um reflexo do impacto que a marca Fenty Beauty, da cantora Rihanna, trouxe para o cenário mundial, influenciando até marcas consagradas no Brasil. O que abriu portas para que Daniele trabalhasse como consultora para marcas de maquiagem.

"Antes não existiam os produtos, veio a Rihanna e disse: 'Oi, gente! Tem um monte de menina aqui que não tem produto, meninas que são gordas, meninas com dente largo. Existem outros tipos de beleza'. E aí o mercado nacional ficou em choque, não sabia o que fazer. Foi aí que eu comecei as minhas consultorias".

Para empreendedora, pensar em produtos para a pele negra é entender que existe um espectro grande de tonalidades para chegar a mais consumidoras que continuam fora desse mercado, apesar dos avanços. "O poder de compra em cada marca não existe ainda para pessoas negras, por isso a minha meta é colocar o maior número de tonalidade dentro das marcas, para que isso esteja balanceado", diz Daniele Damata.

Divã de CNPJ:

Toda semana, o empreendedor Facundo Guerra entrevista donos de negócios que investiram em diferentes ramos de mercado para entender quais são as dores, caminhos e necessidades para criar e manter um negócio no Brasil.

O videocast é exibido toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no Youtube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. Confira o programa completo com Daniele Damata:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Daniele da Mata diz que Rihanna revolucionou mercado da beleza: 'Um marco' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia