Usuários reclamam de atraso no 1º lote da restituição do IR da Caixa
Leandro Carneiro
Colaboração para o UOL, em São Paulo
04/06/2024 12h13
Parte das pessoas que deveriam receber o 1º lote da restituição do Imposto de Renda não tiveram o pagamento depositado em suas contas, segundo relatos das redes. Os clientes incluíram em sua declaração dados bancários da Caixa Econômica Federal para receber o valor.
O que aconteceu
Em contato com alguns clientes, a Caixa explicou que o atraso do pagamento aconteceu porque o "Pix apresentou inconsistência na Caixa". O banco ainda informou que a área de tecnologia do banco já tinha sido acionada para checar a situação e que o problema deveria ser corrigido até o fim desta terça-feira.
Relacionadas
Ao UOL, a Caixa confirmou o problema e disse que a situação está regularizada. "A Caixa informa que o crédito via Pix do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda está regularizado e disponível em conta para maioria dos clientes. O banco está focado em resolver os casos residuais. A Caixa orienta que os clientes acompanhem o crédito pelo extrato de suas contas pelos aplicativos ou Internet Banking", disse o banco em nota.
Um cliente exibiu uma conversa com o banco em que a Caixa não confirma se o depósito será feito com correção, devido ao atraso. O pagamento, originalmente, deveria ter acontecido no dia 31 de maio.
Ao todo, neste primeiro lote, a Receita Federal havia divulgado o pagamento de 5,56 milhões de restituições, somando um valor de R$ 9,5 bilhões.
Veja os relatos abaixo: