Usuários reclamam de atraso no 1º lote da restituição do IR da Caixa

Parte das pessoas que deveriam receber o 1º lote da restituição do Imposto de Renda não tiveram o pagamento depositado em suas contas, segundo relatos das redes. Os clientes incluíram em sua declaração dados bancários da Caixa Econômica Federal para receber o valor.

O que aconteceu

Em contato com alguns clientes, a Caixa explicou que o atraso do pagamento aconteceu porque o "Pix apresentou inconsistência na Caixa". O banco ainda informou que a área de tecnologia do banco já tinha sido acionada para checar a situação e que o problema deveria ser corrigido até o fim desta terça-feira.

Ao UOL, a Caixa confirmou o problema e disse que a situação está regularizada. "A Caixa informa que o crédito via Pix do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda está regularizado e disponível em conta para maioria dos clientes. O banco está focado em resolver os casos residuais. A Caixa orienta que os clientes acompanhem o crédito pelo extrato de suas contas pelos aplicativos ou Internet Banking", disse o banco em nota.

Um cliente exibiu uma conversa com o banco em que a Caixa não confirma se o depósito será feito com correção, devido ao atraso. O pagamento, originalmente, deveria ter acontecido no dia 31 de maio.

Ao todo, neste primeiro lote, a Receita Federal havia divulgado o pagamento de 5,56 milhões de restituições, somando um valor de R$ 9,5 bilhões.

Veja os relatos abaixo:

Continua após a publicidade

Como mudar banco para receber a restituição?

Nos relatos, muitos sugeriram que os clientes buscassem uma alternativa a Caixa para receber a restituição. Isso já que os demais bancos não tiveram esse problema.

Você pode solicitar o agendamento no site do próprio Banco do Brasil. O pagamento, segundo a instituição, pode ser feito em qualquer banco credenciado junto a Receita Federal Brasileira.

O valor pode ser depositado em uma conta corrente ou uma conta poupança. Vale lembrar que esse agendamento precisa ser feito, necessariamente, indicando a chave Pix com o número do seu CPF.

Importante ressaltar que não é possível receber o valor em conta de terceiros, nem em conta-salário. Em casos de conta conjunta, ambos os contribuintes podem indicar a conta para o recebimento da restituição.

Continua após a publicidade

Para checar a situação, você precisa do número do CPF e o valor do imposto a restituir, acrescido de juros. Esse valor você consegue acessar na Receita Federal:

Deixe seu comentário

Só para assinantes