'No final, tem que ter um cuidado com o ser humano', diz dono do Spoleto
Claudia Varella
Colaboração para o UOL, em São Paulo
02/07/2024 04h00
O presidente do Grupo Trigo, Tom Moreira Leite, disse ao "UOL Líderes", videocast do UOL Economia que entrevista líderes do mundo empresarial, que muitos dos entregadores preferem a flexibilidade, se conectar com diferentes plataformas e em diferentes horários. "E inexiste nesse momento um grupo, uma entidade de classe — eu, pelo menos, desconheço - que fale de maneira uníssona sobre a expectativa e as necessidades desse grupo de trabalhadores", declarou Leite.
No final, tem que ter um cuidado com o ser humano. Independente de ser um funcionário, um trabalhador de aplicativo ou um chefe de cozinha, acho que tem um tema de cuidado com o ser humano. Qualquer agenda que, no final, respeite o ser humano, vai ser uma agenda que eu vou sempre olhar com bons olhos.
Tom Moreira Leite, presidente do Grupo Trigo
A holding é dona das marcas Spoleto, Koni, LeBonton, Gendai, China in Box, Gurumê e Pizzaria Spoleto. Tem mais de 630 restaurantes no país, além de marcas 100% digitais, com vendas majoritariamente online para delivery, fábrica e distribuidora próprias. Leite também é presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
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No China in Box, os entregadores são próprios. Leite disse que, por ter um volume de entrega muito elevado, o China in Box tem entregadores que são CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). "Eu só consigo ter um time dedicado ao China In Box, porque o volume de entrega do China In Box é muito alto. É meu time, assim como o cozinheiro, assim como o gerente", afirmou.
Mercado de trabalho via plataformas
Na entrevista, Leite fala sobre a massa de trabalhadores inseridos no mercado através das plataformas. "Tem que entender o ser humano. Porque, no final, você também inseriu no mercado de trabalho, através do que ficou reconhecido como 'gig economy' [forma de trabalho flexível], através de plataformas, uma massa de pessoas que passaram a ter renda e que, de outra forma, não tinham", disse.
Fico muito desconfortável de a gente olhar um cenário e olhar só sobre uma perspectiva. Qual é o bem social que esse negócio está gerando? Quais são as condições que devem ser consideradas para respeitar o ser humano? Então, vamos considerar e ter uma discussão madura. Eu tenho dificuldade de ficar discutindo só à parte e sem trazer a pessoa principal para a mesa para a gente dialogar.
Tom Moreira Leite, presidente do Grupo Trigo
Leite disse ter tido experiências de empresas que são capazes de criar um relacionamento diferente. "Chegamos a investir em uma empresa desse tipo em 2020. Essa empresa, depois, acabou sendo adquirida, que era uma logitech. A grande massa de pessoas trabalhava dessa forma: por meio de plataforma", disse.
E o que me chamou a atenção é que tinha uma liderança muito forte, uma capacidade de criar um ambiente em que esses trabalhadores, essas pessoas, queriam estar conectadas a essa plataforma. Então, o tema do cuidado estava presente. Esse é o ponto central.
Tom Moreira Leite, presidente do Grupo Trigo
Ebitda de R$ 100 milhões em 2023
O Grupo Trigo conseguiu R$ 100 milhões de Ebtida, em 2023. É uma alta de 12,5% em relação ao ano anterior. A holding é de capital fechado; portanto, sem obrigação de divulgar esse resultado publicamente.
A gente já tinha esse objetivo traçado há algum tempo, mas realizar é diferente quando você consegue conquistar.
Tom Moreira Leite, presidente do Grupo Trigo
Digitalização do segmento
Na entrevista, Leite fala sobre a digitalização do segmento. Segundo ele, a digitalização — e os totens de autoatendimento são um dos componentes — ajudou o Spoleto a dobrar a sua capacidade e aumentar o faturamento, sem redução do quadro de pessoal.
Eu aumentei muito a minha capacidade, a minha eficiência operacional, operando com o mesmo número de funcionários.
Tom Moreira Leite, presidente do Grupo Trigo
Nos últimos cinco anos, o Grupo Trigo investiu mais de R$ 10 milhões em novas tecnologias.