Topo

Grupo Trigo, dono do Spoleto e Gendai, consegue R$ 100 milhões de Ebitda

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/07/2024 04h00

R$ 100 milhões. Este é o Ebtida que o Grupo Trigo conseguiu em 2023, uma alta de 12,5% em relação ao ano anterior. A informação é do presidente do Grupo Trigo, Tom Moreira Leite, ao "UOL Líderes", videocast do UOL Economia que entrevista líderes do mundo empresarial. Ebtida é o lucro da empresa antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

O Grupo Trigo é de capital fechado. Não está na Bolsa de Valores. Portanto, não tem obrigação de divulgar esse resultado publicamente.

O marco de R$ 100 milhões para uma companhia do nosso porte é um marco muito importante. A gente já tinha esse objetivo traçado há algum tempo, mas realizar é diferente quando você consegue conquistar.
Tom Moreira Leite, presidente do Grupo Trigo

Relacionadas

Em 2023, o Grupo Trigo faturou cerca de R$ 2 bilhões. Esse faturamento é sistêmico, ou seja, inclui o faturamento de todos os franqueados.

Nascido em 1999, o Grupo Trigo é hoje dona das marcas Spoleto, Koni, LeBonton, Gendai, China in Box, Gurumê e Pizzaria Spoleto. Tem mais de 630 restaurantes no país, além de marcas 100% digitais, com vendas majoritariamente online para delivery, além de fábrica e distribuidora próprias. Leite é também presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Suprimentos

Os suprimentos representam quase um terço do Ebitda do Grupo Trigo. É o que disse Leite, na entrevista. A holding tem uma fábrica em Volta Redonda (RJ), inaugurada em 2012, responsável pela produção de 41% dos insumos que abastecem os restaurantes e pontos digitais. Atualmente, ela produz 600 toneladas de comida por mês.

E o que puxa o crescimento de suprimentos? O crescimento dos restaurantes, segundo Leite. "Não é crescimento no número de unidades, embora também seja importante. É o crescimento do desempenho dos restaurantes instalados. Porque o que determina o sucesso ou o insucesso de uma rede de franquias no tempo, é o sucesso do franqueado", declarou.

E essa talvez seja uma das vantagens competitivas do Grupo Trigo, não só sobre a perspectiva financeira. Tem um elemento-chave aqui nessa história, e que se reflete depois no desempenho operacional da companhia, no Ebitda, que é essa capacidade de desenvolver produto e a velocidade de lançamento no mercado.
Tom Moreira Leite, presidente do Grupo Trigo

A holding mantém um time de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Segundo Leite, são chefes formados em escolas de gastronomia de ponta do mundo inteiro.

Restaurantes próprios e franqueados

O Gurumê, de cozinha oriental contemporânea, é a única marca do Grupo com restaurantes próprios. São oito próprios e uma cozinha delivery. Segundo Leite, o Gurumê representou em 2023 em torno de 13% do Ebitda.

O Gendai, de comida japonesa, tem 49 restaurantes pelo Brasil, sendo apenas dois próprios. "Quando nós compramos, já tínhamos uma intenção, do ponto de vista de plano de negócios, de vender esse conjunto de restaurantes próprios para os franqueados.

No nosso negócio, que é um negócio majoritariamente de franquias, eu sou levado a crer que o empresário franqueado consegue capturar mais valor até do que nós mesmos do Grupo Trigo. O que é capturar valor sistêmico? Franqueado ganhar dinheiro, e Grupo Trigo ser remunerado.
Tom Moreira Leite, presidente do Grupo Trigo

Serviço dos motoboys

Leite falou na entrevista sobre o serviço dos motoboys. Para ele, muitos dos entregadores preferem a flexibilidade dos aplicativos, se conectar com diferentes plataformas e em diferentes horários.

No final tem que ter um cuidado com o ser humano. Independente de ser um funcionário, um trabalhador de aplicativo ou ser um chefe de cozinha, acho que tem um tema de cuidado com o ser humano. Qualquer agenda que, no final, respeite o ser humano, vai ser uma agenda que eu vou sempre olhar com bons olhos.
Tom Moreira Leite, presidente do Grupo Trigo

Digitalização do segmento

Ao UOL Líderes, Leite falou sobre a digitalização do segmento. Segundo ele, a digitalização —e os totens de autoatendimento são um dos componentes— ajudou o Spoleto a dobrar a sua capacidade e aumentar o faturamento, sem redução do quadro de pessoal.

Eu aumentei muito a minha capacidade, a minha eficiência operacional, operando com o mesmo número de funcionários.
Tom Moreira Leite, presidente do Grupo Trigo

O Grupo Trigo investiu mais de R$ 10 milhões em novas tecnologias, nos últimos cinco anos.

Veja a íntegra da entrevista

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Grupo Trigo, dono do Spoleto e Gendai, consegue R$ 100 milhões de Ebitda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Líderes