1ª livraria online e 'compre, compre': Submarino e Shoptime chegam ao fim
As Americanas anunciaram nesta terça-feira (2) o fim do Submarino e do Shoptime. Os sites e aplicativos serão unificados, informou a empresa em um comunicado.
De 1ª livraria online a sucesso em vendas na internet
Submarino estreou em novembro de 1999. Ele foi lançado como o maior site de vendas de livros, brinquedos e CDs do país. Os fundadores foram os empresários Antônio Bonchristiano, Marcelo Ballona e Flávio Jansen.
Site sempre teve forte relação com os livros. Isso porque a Booknet, primeira livraria online do Brasil, foi comprada para dar origem ao site.
Em um mês de atuação, empresa faturou R$ 1 milhão. Eram cerca de 500 mil clientes no primeiro semestre. Quatro anos depois do lançamento, em 2003, o site já havia atendido mais de 1 milhão de clientes e tinha 700 mil produtos disponíveis.
Nome foi escolhido por ser igual em dois idiomas. Como site foi lançado simultaneamente no Brasil e na Espanha, escolheram "submarino" como nome, já que palavra existe no português e no espanhol.
Em 2006, foi comprado pelas Americanas. Naquele ano, Submarino virou B2W Digital. O site também lançou o seu cartão de crédito no mesmo ano.
Empresa abriu a primeira loja física em 2022. Após 23 anos só de atuação online, a estratégia de ter uma loja física fazia parte de uma expansão por meio de franquias e venda de acessórios eletrônicos.
Sucesso do 'compre, compre, compre'
Shoptime surgiu em 1995. Ele foi o primeiro canal da América Latina exclusivo para produtos. O lançamento fazia parte de um projeto da Multicanal, operadora de TV a cabo que virou a NET e, hoje, a Claro.
Eram 24 horas de programação dedicada a vendas. Os consumidores viam os produtos anunciados na TV ou em um catálogo e podiam comprá-los por telefone. O site do Shoptime surgiu em 1997.
Vários apresentadores passaram pelo canal. Entre eles: Monique Evans, Roberta Close, Viviane Romanelli e Ciro Bottini —este último, popular pelo bordão "compre, compre, compre". As vendas tinham metas, revelou Bottini em entrevista ao UOL neste ano.
A gente ficava todos os dias entre 8h a 7h ao vivo. Era muito tempo e tinha que inventar coisas para que aquilo ficasse legal, para não ficar só falando sobre as características do produto, porque isso é muito chato. O programa só acabava quando batíamos a meta. Enquanto tinha estoque, tínhamos que vender tudo. Às vezes, antes de começar, nos reuníamos e criávamos situações diferentes — algumas inusitadas, outras engraçadas. Tinha que ser um show. Ciro Bottini, em entrevista ao UOL
Shoptime foi comprado pela B2W Digital em 2005. Em 2013, a empresa passou a oferecer serviço de marketplace, permitindo que outros vendedores anunciassem produtos no site.
Canal encerrou as transmissões na TV a cabo em 2023. O encerramento aconteceu em meio ao processo de recuperação judicial das Americanas. As transmissões acontecem online, por meio do YouTube.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.