Bradesco, Next e Neon fora do ar? Veja bancos afetados por apagão global
A falha cibernética global causada por uma atualização de software da Microsoft atingiu a operação de diversos bancos no Brasil, como Bradesco, Nubank, Next, Neon e Pan. Apesar dos relatos de usuários, o BC (Banco Central) afirma que os sistemas operavam normalmente no início da manhã desta sexta-feira (19).
O que aconteceu
Apagão suspendeu voos, tirou emissoras de TV do ar e afetou o sistema bancário. A pane cibernética generalizada ocorreu devido à uma atualização do provedor de cibersegurança CrowdStrike, que atende o sistema operacional Windows, da Microsoft.
No Brasil, o BC negou impacto nas operações. "Os sistemas do Banco Central estão funcionando normalmente", relatou a assessoria de imprensa da autoridade monetária, em nota enviada nesta manhã feira. O texto, no entanto, não indica se houve falhas durante a madrugada.
Microsoft diz que a falha cibernética foi resolvida. De acordo com a gigante do ramo de tecnologia, o problema nos sistemas já foi solucionado. Ainda assim, a empresa admite que o impacto residual dos problemas "continua afetando aplicativos e serviços do Office 365".
Instituições afetadas
Relatos nas redes sociais evidenciam problemas. Segundo as movimentações apresentadas pelo sistema Downdetector, que identifica falhas em plataformas de serviços, o volume de problemas disparou desde a manhã. Entre os bancos atingidos aparecem a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, o Next, o Neon, o Nubank e o Pan, além das corretoras XP e Rico.
Bradesco confirma instabilidade em suas plataformas. Mesmo sem o BC admitir impacto nas operações, o banco relatou que suas plataformas digitais foram atingidas pelo apagão global. Segundo a instituição, apresentam falhas o aplicativo do banco e o Internet Banking do Bradesco. Também estão indisponíveis serviços do banco digital Next.
Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente.
Bradesco, em nota
Instabilidade atingiu os aplicativos das instituições financeiras. Nubank, Neon, Next e Pan confirmam a instabilidade e garantem trabalhar para normalizar as operações. "O acesso ao app está indisponível, nossos times já estão atuando para que seja normalizado o quanto antes", responde o Next aos clientes que questionam as falhas. "O Pan já restabeleceu alguns de seus serviços e continua atuando para a normalização integral das funcionalidades", destaca.
A XP Investimentos informou que atuava com "prioridade absoluta" para identificar e corrigir eventuais intercorrências. Ao final do dia, a XP disse que a situação foi completamente normalizada.
C6 e Nubank revelam instabilidade nos canais de atendimento. Para os dois bancos, os problemas têm causado "um tempo de espera maior que o habitual" aos usuários nas interações. "A situação já está sendo normalizada", diz o C6, em nota.
Outras instituições bancárias negam impacto nas operações. "O Itaú Unibanco informa que os serviços do banco seguem funcionando para seus clientes, que podem realizar operações financeiras normalmente", afirma, em nota. "O Banco do Brasil informa que seus canais de atendimento funcionam normalmente", diz a instituição, em comunicado. A posição de normalidade também é partilhada pelo Santander.
Bom dia! O acesso ao app está indisponível, nossos times já estão atuando para que seja normalizado o quanto antes! Não temos uma previsão, porém orientamos que tente acessá-lo novamente mais tarde.
-- next (@falanext) July 19, 2024
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