Com prova online, nova lei dos concursos públicos é sancionada pelo governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (9) a que moderniza e unifica as regras para concursos públicos federais. A lei entrará em vigor em 1º de janeiro de 2028, mas poderá ser antecipada conforme a autorização de cada concurso.

O que aconteceu

Sancionada a nova Lei dos Concursos. A Lei nº 2.258/22 estabelece novas diretrizes para concursos públicos federais, aplicando-se ao Executivo e Judiciário. A lei tem como objetivo modernizar os processos e evitar a judicialização excessiva.

Transição e aplicação gradual. Embora obrigatória apenas em 2028, a lei pode ser antecipada para concursos autorizados antes dessa data.

Impacto nos estados e municípios. Apesar de ser focada no nível federal, a lei permite que estados, municípios e o Distrito Federal atualizem suas normas de seleção com base nos princípios definidos no texto, promovendo maior uniformidade em todo o país.

O texto uniformiza procedimentos, reduzindo a judicialização e tornando mais claras as regras dos concursos públicos.
Esther Dweck , ministra da gestão e inovação em serviços públicos

Novidades sobre o concurso

Modalidades de provas mais diversificadas. A nova lei introduz três tipos de provas: de conhecimentos (escritas, orais), de habilidades (simulações, testes físicos) e de competências (avaliação psicológica e saúde mental). Isso amplia o escopo de avaliação dos candidatos.

Provas online. A legislação permite a realização de concursos de forma totalmente ou parcialmente a distância, desde que garantido o acesso igualitário aos dispositivos necessários e a segurança da informação.

Inclusão de políticas afirmativas. A lei assegura que os editais deverão respeitar políticas de diversidade, proibindo qualquer forma de discriminação e promovendo a inclusão de ações afirmativas nos concursos públicos, garantindo a isonomia.

Deixe seu comentário

Só para assinantes