Em Londres, Campos Neto destacará sucesso do Open Finance brasileiro
29/10/2024 03h30
O presidente do Banco Central brasileiro, Roberto Campos Neto, será o principal convidado do primeiro painel do Lide Brazil Conference London, uma parceria entre o UOL, a Folha de S.Paulo e o Grupo Empresarial Lide. O evento acontece na capital do Reino Unido nesta terça-feira (29).
Ele deve falar sobre o êxito do Brasil na implementação do sistema Open Finance, que permite aos usuários compartilhar informações de suas transações com várias instituições financeiras, e dos trabalhos para a regulamentação da portabilidade de crédito.
O palco das discussões não poderia ser mais apropriado, afinal, o Reino Unido, pioneiro no Open Banking, costumava ser o primeiro colocado no ranking mundial do sistema financeiro aberto. Ainda assim, em 2021, meses após o início da fase 1 do sistema no Brasil, o país superava o pioneiro em números absolutos de chamadas de APIs (as solicitações para o compartilhamento de dados), de acordo com um relatório da Strategy&, do grupo PWC. Em 2024, superou também o número de chamadas per capita.
Na fase 4 do Open Finance, o Brasil já possui o escopo de implementação mais amplo do mundo. São mais de 40 milhões de consentimentos ativos, que permitem a interoperabilidade entre diversos produtos e instituições financeiras. Entre as novidades, está a possibilidade de iniciar transações de pagamentos em plataformas online: o KaBuM!, e-commerce de tecnologia e games do Grupo Magazine Luiza, por exemplo, já oferece o serviço.
Relacionadas
Robert Wigley, presidente da UK Finance, associação que reúne empresas do setor financeiro do Reino Unido, também falará no primeiro painel do evento e deve ressaltar o pioneirismo brasileiro no movimento de moeda digital e Open Finance.
O Reino Unido tem sido um jogador-chave no setor financeiro global, e sua relação com o Brasil é vital para ambas as nações. No ano passado, o Reino Unido exportou £ 340 milhões em serviços financeiros para o Brasil.
Robert Wigley
O próximo passo, por lá, será a emissão de títulos públicos digitais. De acordo com Wigley, isso não só aumentaria a eficiência do financiamento governamental como ofereceria uma forma moderna, segura e acessível para investidores participarem do mercado de dívida nacional.
Temer e Pacheco também estarão presentes no evento
Além de Campos Neto, o evento terá a participação de personalidades como o ex-presidente Michel Temer; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; a copresidente do Painel Internacional de Recursos da ONU (Organização das Nações Unidas) e ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; e o embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota, entre outros líderes políticos e empresariais.
Ao todo, serão cinco painéis sobre desenvolvimento sustentável, transição energética, indústria, comércio e serviços, economia, agricultura e meio ambiente, transmitidos ao vivo a partir das 8h30 da manhã de Londres (4h30 no Brasil).
As colunistas do UOL Raquel Landim e Thaís Bilenky farão a cobertura completa dos bastidores mais quentes da conferência, direto da capital britânica.
Toda a cobertura, com os cinco painéis do evento, você pode acompanhar ao vivo pelo Canal UOL.