13º do INSS para aposentados: quando será pagamento e como é calculado?

Aposentados e pensionistas do INSS vão receber o 13º em parcela única a partir de 25 de novembro. A medida só é válida para quem conquistou o benefício previdenciário a partir de junho de 2024.

Quem já recebia o 13º salário antes deste mês teve o depósito do 13º efetuado entre abril e maio deste ano - a antecipação ocorre desde 2020, época da covid-19.

Quem vai receber o 13º salário no segundo semestre?

Depósito será feito para os novatos. Ou seja, para quem se aposentou entre os meses de junho e outubro. O pagamento é feito primeiro para quem tem direito a um salário mínimo, atualmente em R$ 1.412. A partir de 2 de dezembro, é depositado para quem tem direito a um valor maior. Os depósitos serão encerrados em 6 de dezembro.

Há desconto do Imposto de Renda para os beneficiários que se enquadram nas regras para pagar o tributo. Quem ganha até dois salários mínimos está isento, por lei do governo Lula (PT). Benefícios por doenças graves também não pagam o imposto.

Como é calculado? O valor é baseado no salário mensal da aposentadoria e a quantidade de meses em que o benefício foi depositado.

O 13º salário do INSS foi pago a mais de 33 milhões de beneficiários entre abril e maio de 2024. O benefício vem sendo antecipado desde 2020, início da pandemia de covid-19.

Consulta ao extrato de pagamento. Pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, e no site gov.br/meuinss.

Contato pode ser feito pelo telefone. Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do 13º salário pelo telefone 135. É necessário informar o CPF e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Benefícios do INSS

Quem tem direito? Além das várias modalidades de aposentadoria (idade, invalidez, etc.), o INSS também engloba benefícios como auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensões, salários família e maternidade, pecúlio e seguro-defeso.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.