Saiba o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República

No dia 15 de novembro é celebrada a Proclamação da República, quando o Brasil deixou de vez a monarquia. É feriado nacional, por isso, os atendimentos em agências bancárias, Correios e lotéricas serão diferenciados.

Repartições públicas

Por ser feriado, os órgãos municipais não terão expediente, exceto os serviços de saúde, transporte, segurança e abastecimento de água e energia elétrica, que seguem com esquemas de plantão.

Bancos

Todas as agências bancárias do país não vão abrir no dia 15. Carnês e contas com vencimento na data podem ser pagas no dia 18 de novembro, sem cobrança de juros. Os bancos vão abrir normalmente na segunda (18) e terça (19), afirma a Febraban (Federação Brasileira de Bancos)

O Pix segue funcionando normalmente. Já as áreas de caixas eletrônicos podem abrir, dependendo da decisão da instituição bancária.

A exceção é a cidade do Rio de Janeiro, onde os dias 18 e 19 foram considerados feriados municipais devido à realização da Cúpula do G20. Neste caso, as contas podem ser pagas no dia 21 sem incidência de juros.

Bolsa de Valores

A Bolsa (B3), em São Paulo, não vai funcionar nesta sexta-feira (15). Todas as negociações serão retomadas na segunda-feira (18).

INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão ficar fechadas nesta sexta-feira. As atividades serão retomadas na segunda-feira (18), normalmente.

Continua após a publicidade

A exceção é para a cidade do Rio de Janeiro. Devido aos feriados municipais, as agências estarão fechadas também nos dias 18 e 19.

O telefone 135 estará disponível para informações durante o feriado.

Correios

As agências vão ficar fechadas nesta sexta-feira. As unidades que abrem aos sábados, segundo o órgão, podem ter horários alterados, porém será necessário consultar cada uma delas.

Lotéricas

Segundo a Caixa Econômica Federal, os donos das lotéricas podem escolher se abrem ou não. Isso também vale para o Rio de Janeiro, que terá os feriados municipais.

Continua após a publicidade

Shoppings e comércio de rua

O funcionamento de lojas e comércio de rua é facultativo.

Já os shoppings devem operar com horário reduzido. As lojas abrem das 14h às 20h, as praças de alimentação e áreas de lazer funcionam das 12h às 21h.

Postos de combustíveis

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirma que os postos de combustíveis são obrigados a funcionar de segunda a sábado das 6h às 20h, inclusive em feriados.

Rodízio de veículos em SP

Na cidade de São Paulo, o rodízio de veículos estará suspenso nesta sexta-feira (15) pelo feriado. Portanto, veículos com as placas finais 9 e 0 podem circular normalmente no centro expandido da capital, onde vigora a regra.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o rodízio só vai voltar a valer na segunda-feira (18).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.