Tales: Boicote ao Carrefour pode impactar preço da carne no Brasil
A briga entre os produtores brasileiros e o Carrefour pode impactar no preço da carne para os brasileiros, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News desta segunda (25).
O Carrefour decidiu suspender a compra de carnes do Mercosul. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, criticou a medida, dizendo que ela "reflete um protecionismo desproporcional" do país europeu. Ele ainda apoiou a decisão dos frigoríficos de interromper a venda de produtos para a rede.
É possível haver impacto sobre o preço da carne. Na prática, mantém-se uma oferta mais robusta do que a procura. Corta-se uma parte dos compradores de carne aqui no Brasil, no caso, do Carrefour.
Não sei a proporção exata da carne comprada pelo Carrefour e da importância que isso tem no total vendido no Brasil, mas não deve ser desprezível. Então, essa é uma questão que realmente precisa ser levada em conta.
O papel do Fávaro é levar em conta não só o interesse da indústria, como também o do consumidor final. Isso é algo que o ministro deve sopesar: isso vai doer ou não no bolso do brasileiro? O que se pode fazer para mitigar esse impacto que, do ponto de vista teórico, é provável que exista? Tales Faria, colunista do UOL
Tales defendeu a resposta dos produtores brasileiros à decisão do Carrefour, mas ponderou a necessidade de um acordo com o governo para que essa queda de braço não afete os consumidores.
Pode ser que não ocorra esse impacto se algumas atitudes forem tomadas. Isso é o que deve ser estudado pelo ministério da Agricultura e negociado com os produtores, já que eles iniciaram essa reação ao Carrefour. Aliás, é uma reação correta. Se o Carrefour resolve boicotar as empresas brasileiras, é legítimo que elas queiram boicotar o Carrefour.
Cabe ao governo negociar com essas empresas a manutenção do valor da carne para o consumidor em níveis aceitáveis. Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.