Omnicom e IPG: União de gigantes cria maior grupo de publicidade do mundo

O grupo Omnicom, dono das redes de agências de publicidade BBDO, DDB e TBWA, anunciou na manhã de hoje (9) a aquisição do grupo Interpublic (IPG), proprietário de marcas como McCann, FCB e MullenLowe.

A união formará o maior grupo de publicidade do mundo. Sujeito à aprovação dos órgãos reguladores norte-americanos, a nova holding terá receita líquida de mais de US$ 20 bilhões e mais de 100 mil funcionários. Os dois grupos tiveram receita combinada de US$ 25,6 bilhões em 2023, de acordo com as empresas.

O que aconteceu

Ontem (8), o Wall Street Journal publicou uma provável união entre os grupos. Hoje de manhã (9), as empresas resolveram anunciar a compra do Interpublic pelo Omnicom.

A união criará a maior holding de publicidade do mundo em termos de receita. Segundo o The Drum, isso 'mudará equilíbrio de poder da Europa para os EUA'. Na Europa, os grupos Publicis e WPP têm lutado pela supremacia.

'Espera-se que a transação gere US$ 750 milhões em sinergias de custos anuais e seja incremental aos lucros ajustados por ação para os acionistas da Omnicom e da Interpublic', informou o comunicado oficial da união.

As principais marcas da Omnicom são BBDO, DDB, TBWA, OMD e PHD. O Interpublic, por sua vez, é dono da McCann, FCB, MullenLowe e IPG Mediabrands.

Praticamente todas possuem representações no Brasil. AlmapBBDO, DM9, Africa Creative, Lew'Lara\TBWA, InPress e WMcCann, entre outras empresas, são algumas delas.

Esta aquisição cria um valor significativo para ambos os conjuntos de acionistas ao combinar plataformas de dados e tecnologia de classe mundial e complementares, permitindo novas ofertas para atender melhor nossos clientes e impulsionar o crescimento das empresas.
John Wren, presidente e executivo-chefe do Omnicom

Wren permanecerá como presidente e executivo-chefe da Omnicom. Philippe Krakowsky, até então executivo-chefe do Interpublic, atuará como copresidente e diretor de operações do Omnicom, ao lado do atual chefe de operações do Omnicom, Daryl Simm.

Continua após a publicidade

Krakowsky também será copresidente do 'comitê de integração'. Ele comandará as discussões sobre os aspectos práticos da fusão e as implicações para as agências das duas empresas.

A nova empresa manterá o nome Omnicom. As duas partes afirmam que 'esperam que o acordo seja fechado no segundo semestre de 2025'.

Krakowsky, em um memorando enviado para a equipe do Interpublic, obtido pelo AdAge, escreveu: 'Hoje é um dia histórico para uma empresa que moldou nossa indústria desde seu início', observando que o Interpublic se tornou a primeira grande holding de agências de publicidade em 1961.

Ao nos juntarmos ao Omnicom, estamos criando um portfólio de serviços exclusivamente abrangente que nos tornará o parceiro de marketing e vendas mais poderoso em um mundo que está mudando rapidamente.
Philippe Krakowsky, executivo-chefe do Interpublic

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.