Omnicom e IPG: União de gigantes cria maior grupo de publicidade do mundo
O grupo Omnicom, dono das redes de agências de publicidade BBDO, DDB e TBWA, anunciou na manhã de hoje (9) a aquisição do grupo Interpublic (IPG), proprietário de marcas como McCann, FCB e MullenLowe.
A união formará o maior grupo de publicidade do mundo. Sujeito à aprovação dos órgãos reguladores norte-americanos, a nova holding terá receita líquida de mais de US$ 20 bilhões e mais de 100 mil funcionários. Os dois grupos tiveram receita combinada de US$ 25,6 bilhões em 2023, de acordo com as empresas.
O que aconteceu
Ontem (8), o Wall Street Journal publicou uma provável união entre os grupos. Hoje de manhã (9), as empresas resolveram anunciar a compra do Interpublic pelo Omnicom.
A união criará a maior holding de publicidade do mundo em termos de receita. Segundo o The Drum, isso 'mudará equilíbrio de poder da Europa para os EUA'. Na Europa, os grupos Publicis e WPP têm lutado pela supremacia.
'Espera-se que a transação gere US$ 750 milhões em sinergias de custos anuais e seja incremental aos lucros ajustados por ação para os acionistas da Omnicom e da Interpublic', informou o comunicado oficial da união.
As principais marcas da Omnicom são BBDO, DDB, TBWA, OMD e PHD. O Interpublic, por sua vez, é dono da McCann, FCB, MullenLowe e IPG Mediabrands.
Praticamente todas possuem representações no Brasil. AlmapBBDO, DM9, Africa Creative, Lew'Lara\TBWA, InPress e WMcCann, entre outras empresas, são algumas delas.
Esta aquisição cria um valor significativo para ambos os conjuntos de acionistas ao combinar plataformas de dados e tecnologia de classe mundial e complementares, permitindo novas ofertas para atender melhor nossos clientes e impulsionar o crescimento das empresas.
John Wren, presidente e executivo-chefe do Omnicom
Wren permanecerá como presidente e executivo-chefe da Omnicom. Philippe Krakowsky, até então executivo-chefe do Interpublic, atuará como copresidente e diretor de operações do Omnicom, ao lado do atual chefe de operações do Omnicom, Daryl Simm.
Krakowsky também será copresidente do 'comitê de integração'. Ele comandará as discussões sobre os aspectos práticos da fusão e as implicações para as agências das duas empresas.
A nova empresa manterá o nome Omnicom. As duas partes afirmam que 'esperam que o acordo seja fechado no segundo semestre de 2025'.
Krakowsky, em um memorando enviado para a equipe do Interpublic, obtido pelo AdAge, escreveu: 'Hoje é um dia histórico para uma empresa que moldou nossa indústria desde seu início', observando que o Interpublic se tornou a primeira grande holding de agências de publicidade em 1961.
Ao nos juntarmos ao Omnicom, estamos criando um portfólio de serviços exclusivamente abrangente que nos tornará o parceiro de marketing e vendas mais poderoso em um mundo que está mudando rapidamente.
Philippe Krakowsky, executivo-chefe do Interpublic
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.