Brasil de Privilégios: UOL investiga supersalários e regalias do Judiciário

Nesta segunda-feira (17), o UOL lança a série de reportagens investigativas "Brasil dos Privilégios" que expõe como benefícios concedidos a autoridades, servidores públicos e grupos específicos alimentam a desigualdade social no país.

O alto custo do funcionalismo público no país será investigado pelo UOL. O resultado das investigações estará disponível em reportagens de UOL Prime e TAB, em entrevistas, em vídeos nas redes sociais e ainda será tema de artigos de opinião de gente que entende do assunto.

Foram analisados 57 milhões de contracheques de servidores dos últimos 4 anos, obtidos em bases públicas de dados, para a série de reportagens.

O UOL detectou que, em 2024, 9 em cada 10 juízes no Brasil ganharam mais do que ministros do STF. Com isso, o excedente já chega a R$ 13 bilhões por ano.

Além dos supersalários concedidos aos servidores do Judiciário, a série também vai investigar outras regalias concedidas a entes dos setores público e privado e que impactam a gestão dos recursos públicos do país.

Se incluir todos os órgãos [executivos e legislativos municipais, além de tribunais de contas], a estimativa é de uma despesa de R$ 20 bilhões por ano.
Bruno Carazza, autor do livro "O País dos Privilégios"

Você acompanhe a série de reportagens sobre as vantagens de quem está no topo das carreiras do Estado brasileiro em tab.uol.com.br/brasil-dos-privilegios/. Para receber o conteúdo em seu email, assine aqui a newsletter Brasil dos Privilégios.

BRASIL DOS PRIVILÉGIOS

Assine a newsletter para acompanhar todas as reportagens da série.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.