Topo

Lula: Se Trump taxar aço brasileiro, vamos à OMC ou taxar produtos dos EUA

Do UOL, em São Paulo

14/02/2025 09h49Atualizada em 14/02/2025 13h26

O presidente Lula (PT) falou nesta sexta-feira (14) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está assumindo uma postura protecionista, e que haverá reciprocidade caso ele imponha taxas à importação de produtos brasileiros.

O que aconteceu

"Se tiver alguma atitude com o Brasil, haverá reciprocidade", disse o presidente em entrevista à rádio Clube do Pará. "Eu ouvi dizer que vai taxar o aço brasileiro. Se taxar o aço brasileiro, nós vamos reagir comercialmente, ou vamos denunciar na Organização do Comércio [OMC], ou vamos taxar os produtos que a gente importa deles."

A posição do presidente difere da do vice, Geraldo Alckmin (PSB), que defendeu que o caminho para solucionar esse entrave é o "diálogo". No domingo (9), Trump anunciou que vai impor tarifas sobre a importação de aço e alumínio de todos os países. O impacto pode chegar a R$ 34 bilhões em exportações brasileiras.

Relacionadas

Lula disse que não tem relação pessoal com Trump, que vem adotando políticas diferentes das defendidas pelos EUA nos últimos 60 anos. "Não tem relacionamento [com Trump]. Eu ainda não conversei com ele, ele ainda não conversou comigo. O relacionamento é entre Estado brasileiro e Estado americano", declarou.

O que eu estou preocupado é que os Estados Unidos, depois da Segunda Guerra Mundial, viraram uma espécie de patrono da democracia no mundo, de xerife do planeta Terra. Eles se colocaram nessa posição, de defensor da democracia. Agora, os discursos não são mais esses. Agora, estão defendendo o protecionismo. É 'os Estados Unidos para os americanos', é 'tudo para os americanos'.
Lula, em entrevista à rádio Clube do Pará

O presidente disse ainda que o governo norte-americano deveria repensar posições. "Acho que os Estados Unidos precisam pensar, sabe, que eles, durante mais de 60 anos, incentivaram o mundo a um determinado posicionamento. O livre comércio era uma coisa que eles venderam de forma alucinada, depois dos anos 1980", falou.

EUA representam 48% das exportações do Brasil no setor do aço. Trump assinou uma decisão que impõe 25% de taxa de importação para os produtos, pagos pelas empresas importadoras. A medida deve entrar em vigor no próximo mês.

Eu não fico comentando tanto as atitudes do Trump, eu acho que ele fala o que ele quiser, ele é presidente dos Estados Unidos. Agora, ele não pode fazer o que ele quiser, porque se fizer coisas que impliquem em resultados em outros países, sempre haverá uma reação.
Lula

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula: Se Trump taxar aço brasileiro, vamos à OMC ou taxar produtos dos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia