Diageo aposta em marca de tequila Don Julio como novo ícone global de luxo

A Diageo, dona de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Guiness, Tanqueray, tem investido suas fichas para tornar a marca de tequila Don Julio em um ícone global de luxo.

Guilherme Martins, vice-presidente de marketing e inovação da Diageo, reforçou este trabalho durante entrevista ao programa Mídia e Marketing, do UOL, nesta semana - confira, acima, a entrevista completa.

Celebridades lançaram marcas, eventos como o Oscar têm brindes com tequila. Isso tem um efeito de orgulho latino para o mundo. Não existe uma categoria de destilado global que veio da América Latina. Não tenho dúvida que Don Julio será o primeiro ícone de luxo global vindo da América Latina.
a partir de 35:15

No papo, Guilherme também conta como Johnnie Walker tem trabalhado sua comunicação para, mais do que apenas vender uísque, construir um legado.

Hoje, posso escolher no briefing: quero vender uísque ou construir legado? Essa (Johnnie Walker) é uma marca que constrói legado, que constrói história e o consumidor espera isso, com mensagens totalmente atemporais. Elas entram na cultura e, vira e mexe, alguns filmes são apropriados pelas pessoas.
a partir de 10:44

Na 'Entrevista Extra' desta edição, Aldo Pini, copresidente da LePub, uma das agências que atendem a multinacional, fala sobre o 'hub de cultura' aberto em parceria com a Diageo, para que creators pautem e produzam conteúdo para as marcas.

Confira outros destaques do papo com o VP da Diageo:

O número de mulheres que bebe uísque cresceu muito, por exemplo. Hoje, 40% do total de consumo de uísque vem de mulheres.
a partir de 5:09

Precisamos inspirar que as pessoas olhem pra si e deem passos pra frente, principalmente no momento que talvez a gente esteja sendo estimulado a andar pra trás.
a partir de 12:39

Continua após a publicidade

O gin abriu portas para gente, também. A motivação para ocasiões de consumo mudou e isso trouxe insights importantes. A taça de gin tônica, por exemplo, trouxe status para as pessoas. Isso abriu esse universo de coquetelaria para a gente.
a partir de 14:30

Os consumidores experimentaram bebidas mais premium na pandemia. Isso foi importante para ampliar o repertório. Apesar da oscilação, somos duas vezes o que éramos antes da pandemia. Nossa missão, hoje, é ensinar o consumidor a beber melhor - e, não, a beber mais.
a partir de 18:08

Nosso negócio é de entretenimento. Não precisamos interromper as pessoas. Agora temos uma conversa, um diálogo com o consumidor, mas a presença é muito importante para a gente. Até por isso, temos um calendário robusto de festas e eventos.
a partir de 21:35

A tendência (de beber menos) é uma realidade e precisamos entender como participar disso. Intercalar (bebidas alcoólicas e não alcoólicas) é uma realidade e precisamos ter bebidas com graduação alcoólica menor. Até por isso, vamos trazer o Tanqueray Zero Álcool em breve. Precisamos entender esse novo momento do consumidor e ter portfólio que atenda essas novas necessidades.
a partir de 30:54

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube. O Mídia e Marketing também está no Canal UOL, que pode ser assistido nas seguintes operadoras:

  • Claro TV: canal nº 549
  • Sky: canal n° 88
  • Vivo TV: canal nº 613
  • Oi TV: canal nº 140
  • TVRO Embratel: canal nº 546
  • Samsung TV: canal n° 2074
  • Zapping: canal nº 64

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.