Aldo Pini, da LePub: 'Marcas não podem virar pessoas chatas'

Estabelecida há pouco menos de 2 anos no Brasil, a LePub é uma agência de publicidade que busca fugir do formato tradicional, tentando aproximar as marcas dos clientes por meio da cultura.

Até por isso, a agência abriu, no ano passado, um hub de cultura com a Diageo, um de seus principais clientes. Para Aldo Pini, copresidente e CSO (chief strategy officer) da agência, isso só acontece quando as marcas param de tentar entrar em todas as conversas nascidas nas redes sociais.

Aldo foi o personagem da 'Entrevista Extra' do episódio #207 do programa Mídia e Marketing, que também entrevistou Guilherme Martins, vice-presidente de marketing e inovação da Diageo - veja, o programa na íntegra:

A parceria com a Diageo nasceu de terem uma crença parecida com a nossa. Mais do que comunicar, as marcas precisam ter um assento na cultura. Elas não podem virar pessoas chatas, que tentam entrar em todas as conversas.
Aldo Pini, copresidente da LePub, a partir de 42:18

Para Aldo, as marcas precisam criar conversas para entregar ações relevantes para as pessoas, estímulo para que os consumidores falem delas. Um dos exemplos aconteceu no Carnaval, quando a Diageo realizou uma espécie de 'delivery de sombra' para os foliões no Rio de Janeiro.

Na ação, um dirigível sobrevoou alguns blocos de Carnaval durante a Quarta-Feira de Cinzas. As pessoas que acessavam o site do serviço pelo celular, podiam compartilhar a localização em tempo real e o dirigível, guiado por GPS, criava uma sombra para até 25 pessoas por alguns minutos.

O mercado de comunicação passa por uma nova mentalidade, uma nova forma de pensar, novas formas de remuneração, nova forma de montar equipes, uma nova cultura. Clientes precisam pensar na gente como parceiros de negócios.
a partir de 47:58

Além da Diageo, a LePub atende marcas como Heinz, Santander e Heineken.

Continua após a publicidade

Todos os nossos clientes têm que ter ambição criativa. Por aqui, temos a sorte de termos tido clientes que vem nos procurar e que embarcam nessa com a gente. A palavra-chave hoje é confiança.
a partir de 53:04

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube. O Mídia e Marketing também está no Canal UOL, que pode ser assistido nas seguintes operadoras:

  • Claro TV: canal nº 549
  • Sky: canal n° 88
  • Vivo TV: canal nº 613
  • Oi TV: canal nº 140
  • TVRO Embratel: canal nº 546
  • Samsung TV: canal n° 2074
  • Zapping: canal nº 64