Fila aposta em Manu Cit e manutenção do athleisure para crescer no mercado

Nos últimos anos, a Fila realizou parcerias com marcas como Arezzo, New Era e até mesmo com o Burger King. Agora, a empresa pretende diminuir o número de collabs e investir em parcerias estratégicas, que buscam potencializar seus lançamentos e alcançar novos públicos.

No mês passado, por exemplo, a marca lançou sua mais nova coleção com a modelo Hailey Bieber. Por aqui, a novidade é o acordo com a influenciadora Manuela Cit, criadora de conteúdo do universo running. Manu será a embaixadora do Speedzone 2025, modelo carro-chefe da marca para os amantes da corrida de rua.

O lançamento faz parte do 'Fila For Running', movimento da marca que pretende estimular a 'corrida como arte'. Para entender os próximos passos da marca, UOL Mídia e Marketing conversou com Patrícia Calixto, diretora de marca da Fila. Confira:

Como pensar em uma parceria com um influenciador para que ela fique diferente das outras?

Manu Cit, embaixadora do Speedzone 2025
Manu Cit, embaixadora do Speedzone 2025 Imagem: Divulgação

Nos últimos anos, por uma decisão estratégica, temos feito menos collabs. Não podemos fazer um lançamento, ver o consumidor se animar, comprar, e perceber que ele é distante da marca. Até por isso, estamos escolhendo a dedo quais são as colaborações que vamos trazer.

Temos crescido muito dentro do universo feminino. A parceria com a Hailey faz sentido porque ela é nossa embaixadora global. Agora, por aqui, esse acordo com a Manu transcende o conceito de collab. É uma mulher que gosta de corrida, que tangibiliza o dia a dia.

E como divulgar as novas tecnologias para os consumidores?

Hoje, focamos nas tendências de consumo e no meu DNA. Temos uma marca centenária, de DNA italiano, que sempre trouxe muita inovação, tecnologia e performance para o Brasil. Focamos na durabilidade, na qualidade, na entrega, no conforto e na performance. Vejo que muitas marcas se perdem quando não fazem isso.

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A marca Fila sempre remeteu ao tênis como esporte. Ainda é um pilar estratégico da marca, ainda mais com o sucesso do brasileiro João Fonseca nos torneios pelo mundo?

Patrícia Calixto, diretora de marca da Fila
Patrícia Calixto, diretora de marca da Fila Imagem: Divulgação

Sim, sempre. A Fila lembra tênis. É onde a gente construiu um legado, onde conseguimos traduzir nossa imagem de marca. O João Fonseca, por exemplo, começou conosco. Muitos talentos começam com a Fila e ver um desses despontando é maravilhoso. Hoje, além disso, também temos uma parceria com o Rio Open (torneio profissional de tênis que acontece no começo de cada ano).

Você falou de tendência de consumo: o 'athleisure', estilo que mistura peças esportivas com roupas do dia a dia, veio para ficar no mundo pós-pandemia? É moderno usar tênis de corrida até para reunião de trabalho?

Nem é mais tendência. Já é um estilo de vida. O ser humano passou a se preocupar mais com a saúde. Ele se conecta com a marca por causa do esporte. Isso já acontece de forma natural. Já faz parte do dia a dia do consumidor e vai fazer parte pelos próximos anos.

No Rio Open, por exemplo, eu conecto um lifestyle e a performance através do DNA da marca. Estilo e performance andando junto. É uma estratégia importante.

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Vocês realizarão mais uma edição da maratona proprietária em agosto, além de outros eventos diretos para o consumidor. Essa proximidade faz diferença?

Nada substitui a experiência, a conexão com o consumidor. Realizamos o Running Pizza, por exemplo, em dezembro do ano passado. São nesses lugares que a gente consegue realmente passar o que que é a marca, como é nosso produto. O consumidor precisa testar, ver a tecnologia.

Precisamos deste tipo de canal que nos conecte com o consumidor. A maratona, por exemplo, vem batendo recorde atrás de recorde de inscrições, de tamanho de prova, de parcerias e patrocínios.

O desembolso do consumidor em um tênis é relativamente alto. Como fazer com que ele escolha sua marca, que ele troque outra marca pela Fila?

Hoje temos esse consumidor multicanal. Precisamos ter constância, ter a mesma estratégia de maneira integrada para todos os canais. Ter todo o time integrado, de atendimento, de clientes, com preços tabelados, com organização de informação, independente do canal. Passar a mesma informação é cada vez mais forte e mais consistente.

Escolhemos a dedo quais colaborações vamos fazer. E o acordo com a Manu Cit transcende o conceito de collab. É uma mulher que gosta de corrida, que tangibiliza o dia a dia.

Patrícia Calixto, diretora de marca da Fila

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