Amanda Klein: Euforia em Wall Street dura menos de 24 horas
Ler resumo da notícia
A euforia nos mercados durou pouco, e a desconfiança se espalhou rápido após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma pausa de 90 dias na aplicação de novas tarifas para alguns países, analisou Amanda Klein, apresentadora do Mercado Aberto, na edição de hoje do programa do Canal UOL.
A euforia em Wall Street durou menos de 24 horas. Logo, as Bolsas voltaram para o vermelho, apesar de Trump ter recuado das tarifas impostas contra o resto do mundo e dado uma dose extra para a China, com uma sobretaxa que chegou a 145%. Hoje, Xi Jinping anunciou uma retaliação, subiu as tarifas para os produtos dos Estados Unidos para 125% e disse que para por aí.
Amanda Klein
A apresentadora ressaltou que o mercado reage com desconfiança diante das ações do presidente norte-americano.
O que está se desenhando pelos índices do mercado é uma crise de confiança. Rapidamente se espalha pelos investidores que fogem dos ativos de risco, os empresários adiam suas decisões de investimento, porque afinal de contas não se sabe o que vai acontecer no mesmo dia ou no dia seguinte, e possivelmente para os consumidores que adiam a sua decisão de compra e preferem poupar.
O euro está na máxima histórica, a Bolsa e o petróleo caem, e os ativos que normalmente são referência de porto seguro, como os títulos americanos, continuam subindo com seu rendimento, o que é péssimo para a dívida pública americana e também para o mercado de hipotecas, que serve de referência para o americano comum que vai se endividar. Até mesmo o dólar, outro ativo sempre considerado porto seguro, atinge a sua mínima histórica, enquanto outras moedas fortes se valorizam.
Trump mirou no que viu e acertou no que não viu, o excepcionalismo americano. A economia dos Estados Unidos rumava para o "pouso suave", quer dizer, o Fed, o banco central americano, conseguia desacelerar a inflação, mas mesmo assim ainda manter um crescimento exuberante, que chegou a cerca de 3% no ano passado. Só que aí chegou um piloto completamente imprevisível, errático, ideológico e barbeiro, chamado Donald Trump, e põe em risco todo esse trabalho. Tudo corre o risco de se perder, e a economia, em vez de fazer um pouso suave, rumar para um choque muito mais abrupto.
Amanda Klein
O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.