Contrapeso a Trump virá, mas destruição até lá será grande, diz consultoria
Ler resumo da notícia
O presidente americano, Donald Trump, testa os poderes do Executivo de maneira inédita e o poder de destruição de suas ações é grande em curto prazo, avaliou Christopher Garman, diretor-executivo da Eurasia Group (empresa de consultoria de risco político), em entrevista ao Mercado Aberto hoje no Canal UOL.
A gente tem um poder de Estado enorme enquanto o presidente Trump está testando os poderes do Executivo de uma maneira que nunca foi testada na história recente americana.
Agora, o grande contrapeso, acredito eu, virá. Que será a queda de apoio popular, uma destruição econômica, o setor privado vai começar a chiar de uma forma muito mais agressiva, os republicanos vão começar a ficar preocupados com as repercussões dessa estratégia, vão ter uma derrota nas eleições no ano que vem e a Casa Branca tende a reagir a isso. A dificuldade é que isso demora e o poder de destruição é grande nesse curto prazo.
Christopher Garman, diretor-executivo da Eurasia Group
Para Christopher Garman, a falta de oposição do Congresso às ações de Trump é racional, porém o Judiciário americano precisa agir com mais celeridade.
Sobre os famosos pesos e contrapesos, eu acho uma grande surpresa, ao olhar o desenrolar desses primeiros meses de mandato, que o sistema de "checks and balances'' não é tão rápido ou forte quanto se imaginava.
Primeiro, eu não vejo como uma grande surpresa que o Congresso americano não está se colocando como contrapeso à Casa Branca. Nós temos um sistema bipartidário nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump tem um apoio maciço dentro da base republicana e eles têm controle das duas casas. Se você se opõe qualquer medida que o governo está colocando, você paga um custo eleitoral enorme. Então, eu achei um comportamento racional.
O que pega um pouco mais é a falta de um contrapeso do Judiciário. Trump tem testado vários limites legais, até o uso de um mecanismo de fazer tarifas, uma medida de emergência normalmente utilizada durante o período de guerra, está sendo utilizada para fazer uma tarifa global. Isso pode ser contestado na Justiça ou vai ter que ser codificado em lei pelo Congresso, mas o desafio é que o sistema Judiciário americano demora para poder reagir.
Christopher Garman, diretor-executivo da Eurasia Group
O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.