OpiniãoEconomia

Brasil terá que tomar decisões difíceis para não sucumbir, diz economista

Com a guerra comercial entre Estados Unidos e China, o Brasil terá que tomar decisões difíceis para não sucumbir nos próximos anos, alertou Silvio Campos Neto, economista sênior da Tendências Consultoria, em entrevista ao Mercado Aberto de hoje no Canal UOL.

O Brasil vai se defrontar com um cenário onde decisões terão que ser tomadas. Caso contrário, ficaremos pelo caminho, com juros em níveis estratosféricos, colocando a dinâmica da dívida em uma trajetória insustentável.

E, consequentemente, nesse ambiente o país crescerá menos, porque os investimentos serão menores e aí todo um reflexo negativo disso tornando os próximos anos mais difíceis. Então, decisões duras aí, infelizmente, terão que ser tomadas nos próximos anos.

Para ter um ambiente mais sustentável e taxas de juros mais razoáveis, o Brasil terá que cortar gastos na avaliação do economista.

Mudanças de regras que condicionam o gasto público, olhar despesas que se tornaram importantes como a questão das emendas parlamentares, como a questão do custo judiciário. O Brasil não vai resolver seu problema fiscal, aumentado receita. Nosso problema é de despesa.

Como nós vimos em 2019, quando as taxas de juros caíram bem, porque o Brasil veio em uma sequência de reformas fiscais que indicaram aos mercados que a situação estava sendo controlada. De uns anos para cá, nos retomamos uma linha expansionista e agora teremos que remar tudo novamente para ter uma perspectiva de crescimento novamente.

Por mais que a foto hoje possa parecer boa, mas já nem tanto, porque a inflação está um tanto acima da meta, o filme nos próximos anos é mais desafiador. Silvio Campos Neto

O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.