Publicidade digital no Brasil chega a R$ 37,9 bilhões, diz estudo
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O investimento em publicidade digital no Brasil alcançou R$ 37,9 bilhões em 2024, segundo o estudo Digital AdSpend, realizado pelo IAB Brasil e pela Kantar Ibope Media. Os números apontam um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.
O que aconteceu
IAB Brasil e a Kantar Ibope Media divulgaram hoje (28) a mais recente versão do Digital AdSpend, estudo que aponta os investimentos em publicidade digital no país. O IAB (Interactive Advertising Bureau) é uma entidade global que reúne as principais empresas do mercado digital, entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia do mercado.
Segundo o estudo, o investimento em publicidade digital no Brasil alcançou R$ 37,9 bilhões em 2024 - crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Estima-se que um terço do investimento digital seja feito diretamente pelos anunciantes.
O levantamento ainda aponta que os investimentos no mundo online cresceram 60% desde 2020, quando foi realizado o primeiro estudo Digital AdSpend no país.
A pesquisa mostra que houve uma distribuição mais equilibrada do investimento ao longo do ano passado. A diferença entre o valor investido no primeiro e segundo semestre caiu pelo 3º ano consecutivo.
As redes sociais continuam liderando entre os canais com mais investimento. Logo depois aparecem os anúncios em ferramentas de busca e os portais e verticais de conteúdo.
O estudo ainda aponta que a importância do digital no entretenimento e na informação dos consumidores segue em alta. Quase 80% dos consumidores ouvidos afirmaram que a internet é o primeiro lugar que eles procuram quando precisam de informações.
Mais de 60% dos consumidores declararam que comprar online 'facilita suas rotinas'. Já mais da metade dos consumidores conectados (56%) preferem receber conteúdos relacionados aos seus hábitos de navegação.
Os números mostram que o mercado de publicidade digital no Brasil está cada vez mais maduro. Não é mais só sobre correr atrás da novidade do momento: é sobre fazer escolhas estratégicas, com base em dados, e que realmente entregam resultado. O crescimento que tivemos em 2024 mostra isso: as marcas estão investindo de forma mais consciente, entendendo o papel de cada canal na jornada do consumidor.
Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil
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