Moeda chinesa tem 'dois nomes' e estampa rosto de líder comunista

Ler resumo da notícia
O yuan se fortaleceu hoje, atingindo o maior valor em seis meses, depois que um acordo sobre as taxações foi anunciado entre a China e os EUA. Mas você sabia que esse não é o nome da moeda oficial chinesa?
O que aconteceu
Yuan, na verdade, é uma unidade de conta. A moeda oficial chinesa se chama renmimbi. A lógica pode parecer difícil de entender, já que no Brasil, tanto a moeda quanto a unidade de conta têm o mesmo nome: real.
Moeda do povo. Ao pé da letra, renmimbi significa "moeda do povo" ou "moeda popular". Já yuan é um termo utilizado para se referir a uma determinada quantidade de renmimbi. Acontece igual na Grã-Bretanha, por exemplo: a moeda é a libra esterlina, e a unidade de conta é o pound.
O renmimbi foi introduzido no país em 1947, pelo Banco do Povo da China. Enquanto ele carrega o nome oficial da moeda e é usado para falar sobre políticas monetários, yuan expressa e compara o valor dos bens e serviços, como os preços das coisas que os cidadãos compram e contratam no dia a dia.
Rosto de Mao Tsé-Tung e edificações. As notas de yuan podem ser de 1, 5, 10, 20, 50 e 100. Todas levam a figura do líder comunista Mao Tsé-Tung de um lado e uma edificação emblemática da China do outro, junto de alguma planta específica. Também são emitidas moedas de 1, 2 e 5 yuan.
Quais as edificações e as flores? Lago do Oeste e orquídea na cédula de um yuan. Monte Tai e narciso na cédula de cinco yuan. Rio Yang-tsé e hibisco na cédula de dez yuan. Cidade de Guilin e flor de lótus na cédula de 20 yuan. Palácio de Potala e crisântemo na cédula de 50 yuan. Grande Salão do Povo e ameixeira na cédula de 100 yuan.
Moeda chinesa se fortaleceu
As ações asiáticas fecharam em alta hoje, e a moeda chinesa se fortaleceu. Tudo isso foi reflexo do acordo anunciado entre o país e os Estados Unidos para reduzir, gradualmente, as tarifas recíprocas que ameaçavam a economia global.
Redução gradual. Por 90 dias, as tarifas dos EUA sobre as importações chineses vão cair de 145% para 30%. Já as taxas da China sobre os produtos norte-americanos vão de 125% para 10% no mesmo período.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.