OpiniãoEconomia

Amanda Klein: Com mudança do cenário externo, ata do Copom envelhece mal

O novo acordo tarifário entre Estados Unidos e China mudou o cenário externo econômico, e a ata do Copom, divulgada hoje, pode rapidamente envelhecer mal, disse a apresentadora Amanda Klein no Mercado Aberto de hoje.

Se a ata da reunião anterior do Copom envelheceu bem, como disse o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, a atual pode rapidamente tornar-se ultrapassada. O BC apostou as fichas na perspectiva de que a deterioração do quadro externo, o aumento da incerteza e risco de recessão derivados das tarifas produziria um ambiente desinflacionário no Brasil.

Era o que indicava a queda do dólar e de commodities, como petróleo e produtos agrícolas, com impacto direto na inflação. Tanto é que, no último comunicado, o Copom equilibrou os riscos de alta e baixa da inflação.

Entre os fatores de queda, citou a possibilidade de uma desaceleração da atividade econômica mais acentuada que o previsto, desaceleração global mais pronunciada, em decorrência do choque de comércio, e redução nos preços das commodities.
Amanda Klein

A apresentadora do UOL explicou as consequências que as mudanças na economia externa devem causar no Brasil, que viu o real perder seu valor e terá menos ajuda de fora para tentar conter sua inflação.

No frigir dos ovos, o Brasil terá menos ajuda de fora para conter a inflação e ontem foi um dia de forte recuperação nos preços do dólar, petróleo, commodities minerais, agrícolas e metálicas.

Muito bom para empresas, como Vale, Petrobras, mas ruim para o consumidor que pode pagar mais caro ou então deixar de pagar mais barato por esses produtos.

O real perdeu valor perante o dólar e o fluxo financeiro que migrava para ativos de maior risco, como a bolsa brasileira, e voltou com força para os índices americanos, que voaram na sessão de ontem. Já os emergentes, com a economia mais fechada como o Brasil, perderam um pouco da atratividade.

Tudo isso dificulta o trabalho do Banco Central e pode, na visão de alguns economistas, forçar mais uma alta de 0,25 da Selic antes do encerramento do ciclo.
Amanda Klein

Continua após a publicidade

O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.