Já dá para falar em estabilização da inflação, diz CEO da Bradesco Asset
Ler resumo da notícia
Após um começo de semana agitado na economia mundial, já estamos começando a ver os índices de inflação se estabilizando, afirmou Bruno Funchal, CEO da Bradesco Asset, em entrevista ao Mercado Aberto de hoje.
Tem dois efeitos importantes, a atividade econômica é ainda forte, mas de fato começa a dar sinais de moderação, e a gente começa a ver os indicadores de inflação estabilizando. Não sei se dá para falar em desinflação, mas pelo menos de alguma estabilização, apesar de ser uma estabilização ainda num nível alto, acho que ainda tem um caminho a ser percorrido.
A gente está com uma visão de que o Banco Central deu esse meio ponto agora e vai parar [de subir os juros], tínhamos um cenário de alto crescimento de juros até 15%, mas por conta de toda essa questão comercial, por mais que a gente tenha negociações, o nível de tarifas globalmente falando é maior, você deve ter uma desaceleração.
Bruno Funchal
O economista explicou alguns motivos que ajudam nesta desaceleração inflacionária no Brasil, mas alertou que ainda há um longo caminho a ser percorrido neste novo rumo do mercado global.
A gente estava com um cenário mais negativo de desaceleração, agora não tão negativo por conta do acordo que pode se concretizar entre Rússia e EUA, mas mesmo assim alguma desaceleração faz com que isso ajude a gente. O dólar também um pouco mais fraco tende a ajudar, e a gente está com muito juro, é inegável que a política monetária está bastante restritiva, então isso começa a fazer efeito.
Mas temos um longo caminho a percorrer e a gente continua naquela dinâmica de Banco Central com política monetária contracionista, política fiscal expansionista, vamos ver qual efeito está dominando.
Precisamos ver o que que vai ter de política fiscal ou outras políticas que o governo pode querer implementar para manter um crescimento na economia acelerada, que pode impactar e talvez prolongar um período de juros alto. Eu acho que não vão aumentar mais juros, mas prolongar o período de juro alto.
Bruno Funchal
O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.