Bulla: Brasil precisa ser transparente com surto de gripe aviária no RS
Ler resumo da notícia
O Brasil vai precisar ser transparente com o mercado internacional para manter a credibilidade em meio ao surto de gripe aviária no Rio Grande do Sul, avaliou a colunista Beatriz Bulla no UOL News, do Canal UOL, desta sexta-feira (16).
A preocupação é sobre a extensão que isso vai tomar, e como o Brasil vai precisar ser transparente em termos dos próximos protocolos, para sinalizar para o mercado internacional o que vem sendo feito. É preciso construir essa credibilidade com os países importadores.
A resposta [do governo brasileiro] vai depender muito se, de fato, o governo vai conseguir controlar o surto - e isso vai se tornar um caso isolado - ou se isso vai se espalhar. Beatriz Bulla, colunista do UOL
O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou hoje a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em uma granja de aves comerciais no Rio Grande do Sul, conforme informou o jornal Folha de S.Paulo. A detecção, ocorreu em Montenegro (RS), e é o primeiro foco da doença registrado em sistema de avicultura comercial no país. Como consequência, China e países da União Europeia pararam de comprar a carne de frango de todos os produtores brasileiros
Para a colunista, o exemplo do surto de gripe aviária nos Estados Unidos, que dizimou quase 170 milhões de galinhas, perus e outras aves desde o início de 2022, serve para mostrar caminhos para o governo brasileiro.
Apesar de não haver um motivo para pânico, acho que esses alertas que são trazidos pela reportagem da Folha [como a diminuição nos custos de produção e as más condições] e o exemplo do que aconteceu nos Estados Unidos são suficientes para ligar um sinal de preocupação aqui, porque lá [nos EUA] a coisa saiu de controle. Beatriz Bulla, colunista do UOL
Os Estados Unidos, um dos maiores produtores do setor no mundo, também enfrentaram o surto de gripe aviária: o vírus dizimou quase 170 milhões de aves desde o início de 2022, segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças). Entre humanos, foram confirmados 70 casos e uma morte neste ano. O preço médio de uma dúzia de ovos chegou a US$ 5,89 (R$ 33,52, na cotação atual), em fevereiro, nível mais alto para o mês desde 1980.
Presidente de organização: 'China já não importa frango do RS há meses'
No UOL News, Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, afirmou que o país asiático já não estava importando a carne de frango do Rio Grande do Sul há pelo menos quatro meses, devido ao foco localizado de gripe aviária. A suspensão agora se estende para outros estados brasileiros.
Eu já estive no Rio Grande do Sul conversando com várias avícolas quatro meses atrás. Elas pediram a minha ajuda por conta da suspensão [emitida pela China] à importação da carne de frango do estado. Agora, pelo jeito, está atingindo todo o país. Isso é lamentável porque se trata de um foco localizado. Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio Brasil China
O representante lembrou ainda que a suspensão ocorre num momento em que o setor, no Brasil, poderia aproveitar a guerra de tarifas entre China e os Estados Unidos.
E [a suspensão ocorre] num momento que era para ser o momento de grande bonança para o Brasil, já que os Estados Unidos são concorrentes diretos do Brasil. Os Estados Unidos exportam praticamente a mesma coisa: grãos e proteínas animais. E, por causa dessa guerra de tarifas, talvez, a China estivesse comprando muito mais do Brasil, mas agora não vai conseguir comprar mais. Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio Brasil China
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.