Quanto tempo demora para limpar o nome após pagar uma dívida?

Ler resumo da notícia
O Código de Defesa do Consumidor estabelece regras para garantir a exclusão do nome dos cadastros de inadimplência após o pagamento de uma dívida. Caso a lei não seja cumprida, o consumidor tem mecanismos para resolver a situação.
Como funcionam as regras para limpar o nome
Credores têm a obrigação de informar empresas de proteção ao crédito, como Serasa, SPC e Boa Vista, após o pagamento. Pela lei, o nome do inadimplente deve ser retirado do banco de dados em até cinco dias úteis contados a partir da quitação da dívida.
O problema pode persistir a depender da situação geral do consumidor. Se o pagamento for parcial ou houver outros débitos pendentes, o nome continuará negativado até a regularização total.
Falhas administrativas também podem influenciar o prazo. Erros no sistema do credor ou na comunicação com as instituições de proteção ao crédito podem atrasar a exclusão do registro, por exemplo. Informações incorretas em cadastros também podem impedir a atualização.
O processo pode ser mais longo se houver protesto em cartório. A exclusão do nome no banco das empresas de crédito não dispensa o consumidor de dar baixa no protesto. A solicitação pode ser feita online mediante a apresentação dos comprovantes de pagamento da dívida e a quitação de taxas do cartório.
O consumidor pode buscar ajuda se o CPF continuar com restrições após os cinco dias úteis do pagamento. Entre as opções estão entrar em contato com o credor, verificar a situação com a empresa responsável pela negativação ou procurar o Procon e a Justiça.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.