Brasil ganha prêmio em Cannes com propaganda no estilo 'Qual é a música?'

Uma ação publicitária no estilo 'Qual é a Música?', programa de auditório criado nos anos 1970, foi premiada hoje (16) como uma das grandes ideias do primeiro dia da edição 2025 do Cannes Lions, considerado o festival de criatividade mais importante do mundo.

O que aconteceu

A campanha 'One Second Ads', criada pela agência Africa para a Budweiser, ganhou o Grand Prix (prêmio máximo) na categoria Audio & Radio do Cannes Lions. O festival, que acontece nesta semana, na França, premia as principais campanhas publicitárias do ano.

Na ação publicitária, veiculada no TikTok, a marca tocava trechos de 1 segundo de 50 músicas de sucesso, de diferentes estilos e épocas.

A campanha foi promovida por diversos influenciadores, que convidavam seus seguidores a tentar adivinharem as músicas. Quem acertasse, ganhava um cupom de desconto da marca. Segundo a Ambev, foram distribuídos quase 5 mil cupons.

E, se, em vez de criarmos um anúncio de 30 segundos, a gente criasse 30 anúncios de um segundo? Assim nasceu 'One Second Ads', uma ideia criada de um insight comportamental genuíno, executada de forma nativa ao contexto das plataformas digitais. A campanha subverte o formato tradicional, toca em um ponto central que é a atenção nas redes e conecta a marca de forma autêntica com a cultura dos fãs de música.
Nicholas Bergantin, co-CCO da Africa Creative

Assista ao case:

20 leões para o Brasil no 1º dia do evento

O primeiro dia do festival anunciou os vencedores em 4 das 30 categorias do evento (Pharma, Health & Wellness, Audio & Radio, Print & Publishing e Outdoor).

Continua após a publicidade

Agências e marcas brasileiras conquistaram 20 leões (como são conhecidos os troféus). Além do GP, foram 3 Ouros, 6 Pratas e 10 Bronzes.

Outro destaque entre as campanhas brasileiras premiadas foi 'Nigrum Corpus', que ficou com um troféu de Ouro e um de Bronze na categoria Health & Wellness.

A ação, criada pela agência Artplan para o Instituto de Educação Médica (Idomed), pretendia evidenciar o racismo no contexto da assistência e serviços de saúde no Brasil ao destacar as agressões e discriminações sofridas por pessoas negras.

Para isso, foi produzido um curta-metragem e um livro, baseado em depoimentos reais. O material seria distribuído para as principais faculdades de medicina, para ajudar na formação de profissionais mais conscientes e preparados para enfrentar o racismo institucional.

Ambev fatura 5 troféus no 1º dia

Outro destaque foi o número de leões conquistados pelas marcas da Ambev no 1º dia do evento: foram cinco, em duas categorias diferentes. 'One Second Ads', que faturou o GP em Audio & Radio, também conquistou um leão de Ouro. No festival, as campanhas podem ser premiadas mais de uma vez na mesma categoria.

Continua após a publicidade

Outras duas campanhas criadas pela agência Africa, ainda ficaram com dois leões de Prata em Audio: 'Pescadores de Histórias', criada para Corona, e 'From Hurt to Hit', feita para Brahma.

Já em Outdoor, a ação 'Sun Reserve', criada pela Grey para a marca Corona, ficou com um Leão de Prata. Na iniciativa, a empresa arrendou um terreno de frente para a Praia de Piedade, em Pernambuco, com o objetivo de limitar a altura dos edifícios no espaço, a fim de impedir a potencial obstrução da luz solar na areia. Veja:

Mais de 2 mil campanhas inscritas

O Cannes Lions, considerado o principal evento do setor publicitário no mundo, é dividido em três áreas. Uma premiação das melhores campanhas de marketing do ano, uma série de painéis e debates e uma extensa área de networking e relacionamento

Os cases inscritos por agências e anunciantes do mundo são julgados em 30 áreas. No ano passado, o Brasil foi o 2º país mais premiado no evento, com 92 leões. Em primeiro lugar ficaram as agências norte-americanas, que conquistaram 234 troféus.

Continua após a publicidade

Os investimentos de agências brasileiras, apenas em inscrições, devem ultrapassar os R$ 16 milhões. Foram inscritas mais de 2.700 peças publicitárias nacionais, um aumento de 32% se comparado com 2024. Quase 27 mil campanhas, de 96 países, concorrem aos prêmios no Cannes Lions.

A expectativa para este ano é manter um lugar entre os 3 primeiros colocados entre os países mais premiados. Se possível, o plano é voltar a barreira dos 100 leões: em 2018, o país alcançou a marca de 101 troféus conquistados.

O recorde é de 115, alcançado em 2013. Deste então, a organização do festival diminuiu o número de prêmios, o que torna o recorde quase impossível de ser batido.

Confira as premiações dos próximos dias:

Terça-feira (17): Industry Craft Lions, Digital Craft Lions, Film Craft Lions, Design Lions, Entertainment Lions, Entertainment Lions for Gaming, Entertainment Lions for Music e Entertainment Lions for Sport.

Quarta-feira (18): Creative B2B Lions, Creative Data Lions, Social & Influencer Lions, Direct Lions, Media Lions e PR Lions.

Continua após a publicidade

Quinta-feira (19): Brand Experience & Activation Lions, Creative Business Transformation Lions, Creative Commerce Lions, Creative Effectiveness Lions, Creative Strategy Lions, Innovation Lions & Luxury e Lifestyle Lion.

Sexta-feira (20): Film Lions, Titanium Lions, Sustainable Development Goals Lions e Glass: The Lion for Change.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.