Brasil ganha prêmio em Cannes com propaganda no estilo 'Qual é a música?'

Ler resumo da notícia
Uma ação publicitária no estilo 'Qual é a Música?', programa de auditório criado nos anos 1970, foi premiada hoje (16) como uma das grandes ideias do primeiro dia da edição 2025 do Cannes Lions, considerado o festival de criatividade mais importante do mundo.
O que aconteceu
A campanha 'One Second Ads', criada pela agência Africa para a Budweiser, ganhou o Grand Prix (prêmio máximo) na categoria Audio & Radio do Cannes Lions. O festival, que acontece nesta semana, na França, premia as principais campanhas publicitárias do ano.
Na ação publicitária, veiculada no TikTok, a marca tocava trechos de 1 segundo de 50 músicas de sucesso, de diferentes estilos e épocas.
A campanha foi promovida por diversos influenciadores, que convidavam seus seguidores a tentar adivinharem as músicas. Quem acertasse, ganhava um cupom de desconto da marca. Segundo a Ambev, foram distribuídos quase 5 mil cupons.
E, se, em vez de criarmos um anúncio de 30 segundos, a gente criasse 30 anúncios de um segundo? Assim nasceu 'One Second Ads', uma ideia criada de um insight comportamental genuíno, executada de forma nativa ao contexto das plataformas digitais. A campanha subverte o formato tradicional, toca em um ponto central que é a atenção nas redes e conecta a marca de forma autêntica com a cultura dos fãs de música.
Nicholas Bergantin, co-CCO da Africa Creative
Assista ao case:
20 leões para o Brasil no 1º dia do evento
O primeiro dia do festival anunciou os vencedores em 4 das 30 categorias do evento (Pharma, Health & Wellness, Audio & Radio, Print & Publishing e Outdoor).
Agências e marcas brasileiras conquistaram 20 leões (como são conhecidos os troféus). Além do GP, foram 3 Ouros, 6 Pratas e 10 Bronzes.
Outro destaque entre as campanhas brasileiras premiadas foi 'Nigrum Corpus', que ficou com um troféu de Ouro e um de Bronze na categoria Health & Wellness.
A ação, criada pela agência Artplan para o Instituto de Educação Médica (Idomed), pretendia evidenciar o racismo no contexto da assistência e serviços de saúde no Brasil ao destacar as agressões e discriminações sofridas por pessoas negras.
Para isso, foi produzido um curta-metragem e um livro, baseado em depoimentos reais. O material seria distribuído para as principais faculdades de medicina, para ajudar na formação de profissionais mais conscientes e preparados para enfrentar o racismo institucional.
Ambev fatura 5 troféus no 1º dia
Outro destaque foi o número de leões conquistados pelas marcas da Ambev no 1º dia do evento: foram cinco, em duas categorias diferentes. 'One Second Ads', que faturou o GP em Audio & Radio, também conquistou um leão de Ouro. No festival, as campanhas podem ser premiadas mais de uma vez na mesma categoria.
Outras duas campanhas criadas pela agência Africa, ainda ficaram com dois leões de Prata em Audio: 'Pescadores de Histórias', criada para Corona, e 'From Hurt to Hit', feita para Brahma.
Já em Outdoor, a ação 'Sun Reserve', criada pela Grey para a marca Corona, ficou com um Leão de Prata. Na iniciativa, a empresa arrendou um terreno de frente para a Praia de Piedade, em Pernambuco, com o objetivo de limitar a altura dos edifícios no espaço, a fim de impedir a potencial obstrução da luz solar na areia. Veja:
Mais de 2 mil campanhas inscritas
O Cannes Lions, considerado o principal evento do setor publicitário no mundo, é dividido em três áreas. Uma premiação das melhores campanhas de marketing do ano, uma série de painéis e debates e uma extensa área de networking e relacionamento
Os cases inscritos por agências e anunciantes do mundo são julgados em 30 áreas. No ano passado, o Brasil foi o 2º país mais premiado no evento, com 92 leões. Em primeiro lugar ficaram as agências norte-americanas, que conquistaram 234 troféus.
Os investimentos de agências brasileiras, apenas em inscrições, devem ultrapassar os R$ 16 milhões. Foram inscritas mais de 2.700 peças publicitárias nacionais, um aumento de 32% se comparado com 2024. Quase 27 mil campanhas, de 96 países, concorrem aos prêmios no Cannes Lions.
A expectativa para este ano é manter um lugar entre os 3 primeiros colocados entre os países mais premiados. Se possível, o plano é voltar a barreira dos 100 leões: em 2018, o país alcançou a marca de 101 troféus conquistados.
O recorde é de 115, alcançado em 2013. Deste então, a organização do festival diminuiu o número de prêmios, o que torna o recorde quase impossível de ser batido.
Confira as premiações dos próximos dias:
Terça-feira (17): Industry Craft Lions, Digital Craft Lions, Film Craft Lions, Design Lions, Entertainment Lions, Entertainment Lions for Gaming, Entertainment Lions for Music e Entertainment Lions for Sport.
Quarta-feira (18): Creative B2B Lions, Creative Data Lions, Social & Influencer Lions, Direct Lions, Media Lions e PR Lions.
Quinta-feira (19): Brand Experience & Activation Lions, Creative Business Transformation Lions, Creative Commerce Lions, Creative Effectiveness Lions, Creative Strategy Lions, Innovation Lions & Luxury e Lifestyle Lion.
Sexta-feira (20): Film Lions, Titanium Lions, Sustainable Development Goals Lions e Glass: The Lion for Change.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.