Cannes: Chuva de cupons em final de campeonato dá prêmios ao Mercado Livre

As agências de publicidade brasileiras faturaram 36 troféus no 3º dia do Cannes Lions, considerado o festival de criatividade mais importante do mundo: foram 1 Grand Prix, 7 de Ouro, 14 de Prata e 14 de Bronze.

O que aconteceu

A organização do festival anunciou hoje (18) os vencedores em 5 das 30 categorias do evento: Creative B2B, Creative Data, Social & Influencer, Direct, Media e PR.

As agências brasileiras ficaram com 36 troféus, sendo 14 de Bronze, 14 de Prata, 7 de Ouro e 1 Grand Prix, considerada uma das grandes ideias do festival. Com os troféus de hoje, o Brasil já soma 74 leões nesta edição do festival.

O Grand Prix foi na categoria Creative Data. A campanha vencedora foi 'Efficient Way to Pay', criada pela agência DM9 para a Consul.

Na iniciativa, a marca oferecia trocar eletrodomésticos de consumidores em troca da economia que eles teriam na conta de eletricidade ao usarem aparelhos novos. Questionada sobre o tempo de duração, resultados da campanha e se ela se repetirá, a empresa disse que não pode abrir números da ação.

Esse projeto é uma das ações que a Consul lançou este ano para celebrar seus 75 anos. No primeiro semestre, colocamos em prática esse modelo para gerar impacto real na vida das famílias. Para o segundo semestre, teremos mais iniciativas para comemorar os 75 anos da marca.
Bertha Fernandes, head de marcas e comunicação da Whirlpool, dona da marca Consul

Marketing direto dá 11 troféus

Até agora, a categoria que mais entregou prêmios ao Brasil foi Direct. Nela, são premiadas campanhas que demonstram criatividade e eficácia em ações de marketing direto com os consumidores. Foram 11 leões (como são conhecidos os troféus): 2 de Ouro, 5 de Prata e 4 de Bronze.

O destaque nesta categoria fica para a campanha 'Coupon Rain', criada pela agência Gut para o Mercado Livre. Além de um Ouro em um Direct, a iniciativa também ganhou um Ouro em Media e um Bronze em Print.

Continua após a publicidade

A marca usou uma tradição do futebol para distribuir descontos. Assim, aproveitou a final do campeonato paranaense de futebol e colocou os códigos na tradicional chuva de papel picado que acontece após o time campeão levantar a taça:

Até agora, 74 leões

Com os troféus de hoje, o Brasil já soma 74 leões nesta edição do Cannes Lions. Até o momento, foram 4 Grand Prix (os prêmios principais de cada categoria), 13 de Ouro, 25 de Prata e 32 de Bronze.

Os vencedores em nove categorias ainda serão anunciados amanhã (19) e sexta-feira (20). O Brasil deve superar o número de troféus conquistados em 2024 (92). O recorde é de 115, alcançado em 2013.

Os investimentos das agências brasileiras, apenas em inscrições, ultrapassam os R$ 16 milhões. Quase 27 mil campanhas, sendo mais de 2.700 brasileiras, concorrem aos prêmios no Cannes Lions. Em 2025, o Brasil foi homenageado como 'Creative Country of the Year' do festival.

Continua após a publicidade

Ambev é destaque entre as empresas

Entre os anunciantes, o destaque fica para a Ambev, com prêmios para as marcas Budweiser, Brahma, Skol e Corona.

A cervejaria ganhou 11 troféus somente hoje. Foram 3 de Ouro (PR, Media e Social & Creator), 4 de Prata (2 em Direct e 2 em Social & Creator) e 4 de Bronze (2 em Media e 2 em Social & Creator).

Um dos destaques é a campanha 'One Second Ads', criada pela agência Africa. Além do Grand Prix em Audio & Radio, também conquistou um leão de Ouro em Audio & Radio, Pratas em Direct e Social & Creator e Bronzes em Media e Social & Creator.

Somados os prêmios conquistados na segunda-feira (16), a empresa já conquistou 16 leões para o Brasil. Além disso, em uma campanha do energético Fusion, criada pela David Madrid, da Espanha, a Ambev aparece como empresa adicional na ficha técnica do case. Tal citação, entretanto, não credita o prêmio para o Brasil.

Confira as premiações dos próximos dias:

Continua após a publicidade
  • Quinta-feira (19): Brand Experience & Activation Lions, Creative Business Transformation Lions, Creative Commerce Lions, Creative Effectiveness Lions, Creative Strategy Lions, Innovation Lions & Luxury e Lifestyle Lion.
  • Sexta-feira (20): Film Lions, Titanium Lions, Sustainable Development Goals Lions e Glass: The Lion for Change.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.