Cannes: Chuva de cupons em final de campeonato dá prêmios ao Mercado Livre

Ler resumo da notícia
As agências de publicidade brasileiras faturaram 36 troféus no 3º dia do Cannes Lions, considerado o festival de criatividade mais importante do mundo: foram 1 Grand Prix, 7 de Ouro, 14 de Prata e 14 de Bronze.
O que aconteceu
A organização do festival anunciou hoje (18) os vencedores em 5 das 30 categorias do evento: Creative B2B, Creative Data, Social & Influencer, Direct, Media e PR.
As agências brasileiras ficaram com 36 troféus, sendo 14 de Bronze, 14 de Prata, 7 de Ouro e 1 Grand Prix, considerada uma das grandes ideias do festival. Com os troféus de hoje, o Brasil já soma 74 leões nesta edição do festival.
O Grand Prix foi na categoria Creative Data. A campanha vencedora foi 'Efficient Way to Pay', criada pela agência DM9 para a Consul.
Na iniciativa, a marca oferecia trocar eletrodomésticos de consumidores em troca da economia que eles teriam na conta de eletricidade ao usarem aparelhos novos. Questionada sobre o tempo de duração, resultados da campanha e se ela se repetirá, a empresa disse que não pode abrir números da ação.
Esse projeto é uma das ações que a Consul lançou este ano para celebrar seus 75 anos. No primeiro semestre, colocamos em prática esse modelo para gerar impacto real na vida das famílias. Para o segundo semestre, teremos mais iniciativas para comemorar os 75 anos da marca.
Bertha Fernandes, head de marcas e comunicação da Whirlpool, dona da marca Consul
Marketing direto dá 11 troféus
Até agora, a categoria que mais entregou prêmios ao Brasil foi Direct. Nela, são premiadas campanhas que demonstram criatividade e eficácia em ações de marketing direto com os consumidores. Foram 11 leões (como são conhecidos os troféus): 2 de Ouro, 5 de Prata e 4 de Bronze.
O destaque nesta categoria fica para a campanha 'Coupon Rain', criada pela agência Gut para o Mercado Livre. Além de um Ouro em um Direct, a iniciativa também ganhou um Ouro em Media e um Bronze em Print.
A marca usou uma tradição do futebol para distribuir descontos. Assim, aproveitou a final do campeonato paranaense de futebol e colocou os códigos na tradicional chuva de papel picado que acontece após o time campeão levantar a taça:
Até agora, 74 leões
Com os troféus de hoje, o Brasil já soma 74 leões nesta edição do Cannes Lions. Até o momento, foram 4 Grand Prix (os prêmios principais de cada categoria), 13 de Ouro, 25 de Prata e 32 de Bronze.
Os vencedores em nove categorias ainda serão anunciados amanhã (19) e sexta-feira (20). O Brasil deve superar o número de troféus conquistados em 2024 (92). O recorde é de 115, alcançado em 2013.
Os investimentos das agências brasileiras, apenas em inscrições, ultrapassam os R$ 16 milhões. Quase 27 mil campanhas, sendo mais de 2.700 brasileiras, concorrem aos prêmios no Cannes Lions. Em 2025, o Brasil foi homenageado como 'Creative Country of the Year' do festival.
Ambev é destaque entre as empresas
Entre os anunciantes, o destaque fica para a Ambev, com prêmios para as marcas Budweiser, Brahma, Skol e Corona.
A cervejaria ganhou 11 troféus somente hoje. Foram 3 de Ouro (PR, Media e Social & Creator), 4 de Prata (2 em Direct e 2 em Social & Creator) e 4 de Bronze (2 em Media e 2 em Social & Creator).
Um dos destaques é a campanha 'One Second Ads', criada pela agência Africa. Além do Grand Prix em Audio & Radio, também conquistou um leão de Ouro em Audio & Radio, Pratas em Direct e Social & Creator e Bronzes em Media e Social & Creator.
Somados os prêmios conquistados na segunda-feira (16), a empresa já conquistou 16 leões para o Brasil. Além disso, em uma campanha do energético Fusion, criada pela David Madrid, da Espanha, a Ambev aparece como empresa adicional na ficha técnica do case. Tal citação, entretanto, não credita o prêmio para o Brasil.
Confira as premiações dos próximos dias:
- Quinta-feira (19): Brand Experience & Activation Lions, Creative Business Transformation Lions, Creative Commerce Lions, Creative Effectiveness Lions, Creative Strategy Lions, Innovation Lions & Luxury e Lifestyle Lion.
- Sexta-feira (20): Film Lions, Titanium Lions, Sustainable Development Goals Lions e Glass: The Lion for Change.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.