Ícone brasileiro: Propaganda com vira-lata caramelo ganha troféu em Cannes

Uma campanha da Pedigree, que incentiva a adoção responsável de cachorros sem raça definida, foi uma das premiadas na noite de hoje (19), no Cannes Lions, considerado o festival de criatividade mais importante do mundo.

O que aconteceu

A campanha 'Pedigree Caramelo', criada pela agência AlmapBBDO para a marca de ração da Mars, faturou um leão de Ouro na categoria Creative Strategy do Festival de Cannes. O festival premia as melhores campanhas publicitárias do ano, em 30 categorias diferentes.

A iniciativa pretende estimular a adoção responsável de cachorros sem raça definida (SRD). A campanha brinca com o fato de os vira-latas caramelos serem quase uma 'instituição cultural' do Brasil.

'Pedigree Caramelo' já havia ganhado troféus em outras duas categorias: Prata em Direct e Bronze em Social & Creator. Além disso, é a única campanha brasileira entre as finalistas na categoria Titanium, que premia a 'grande ideia' do festival.

Assista ao lançamento da campanha:

Dia de 22 leões para o Brasil

A organização do festival anunciou hoje os vencedores em 7 categorias da premiação. Foram revelados os ganhadores em Brand Experience & Activation Lions, Creative Business Transformation Lions, Creative Commerce Lions, Creative Effectiveness Lions, Creative Strategy Lions, Innovation Lions & Luxury Lions.

Nas categorias de hoje, as agências de publicidade faturaram 22 leões (como são chamados os troféus), sendo 4 de Ouro, 8 de Prata e 10 de Bronze. Destaque para a campanha 'Recipe for Growth', criada pela DM9 para o iFood, que faturou Ouro em Creative Commerce e Bronze em Business Transformation.

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Com isso, o Brasil alcançou 96 leões no festival deste ano, ultrapassando os 92 do ano passado. Até o momento, são 4 Grand Prix (as grandes ideias dentro das categorias), 17 Ouros, 33 Pratas e 42 Bronzes. O recorde é de 115, alcançado em 2013.

Os investimentos das agências brasileiras, apenas em inscrições, ultrapassam os R$ 16 milhões. Quase 27 mil campanhas, sendo mais de 2.700 brasileiras, concorrem aos prêmios no Cannes Lions. Em 2025, o Brasil foi homenageado como 'Creative Country of the Year' do festival.

Amanhã serão anunciados os últimos ganhadores do festival, nas categorias Titanium, Film, Sustainable Development Goals e Glass: The Lion for Change. Em Film, área que deu origem ao evento e considerada a mais nobre do festival, oito campanhas brasileiras estão entre as finalistas.

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