Depois de cassação, Brasil termina Cannes Lions com 95 troféus

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Este texto foi atualizado depois que a organização do Cannes Lions cassou o Grand Prix concedido à campanha 'Efficient Way to Pay', criada pela agência DM9 para a Consul, que havia vencido em Creative Data, e que a DM9 anunciou a retirada das inscrições de 'Efficient Way to Pay', 'Plastic Blood', criado para a OKA Biotech, e 'Gold = Death', feito para a Urihi Yanomami. 'Plastic Blood' havia sido o case brasileiro mais premiado do ano no evento, com oito troféus.
O Brasil encerrou a edição do Cannes Lions 2025, considerado o festival de criatividade mais importante do mundo, com 95 leões (como são conhecidos os troféus).
O que aconteceu
No ano em que foi homenageado como 'Creative Country of the Year' do festival, o Brasil ficou com 107 troféus: foram 1 de Titanium, 5 Grand Prix, 15 Ouros, 31 Pratas e 43 Bronzes. É a melhor performance do país no evento desde 2018. O recorde é de 116 prêmios, alcançado em 2014.
Os investimentos das empresas brasileiras, apenas em inscrições, devem ter chegado próximo aos R$ 20 milhões. Pela primeira vez na história do festival, o Brasil faturou 5 Grand Prix, o prêmio máximo dentro de cada categoria, em uma mesma edição.
As vencedoras dos GPs foram:
- 'One Second Ads', da agência Africa para a Budweiser, ganhou em Audio & Radio,
- 'Call of Discounts', criada pela agência Gut para o Mercado Livre, levou em Entertainment Lions for Gaming,
- 'Nigrum Corpus', feita pela Artplan para o Instituto de Educação Médica (Idomed), faturou em Industry Craft,
- 'Real Beauty Redefined for the AI Era', da Droga5 SP para Dove, venceu em Media, e
- 'Amazon Greenventory', produzida pela agência Africa para a Natura, que levou a melhor na categoria Sustainable Development Goals (SDG).
As agências mais premiadas foram Africa, com 22 leões e Gut, que ficou com 15 troféus. A Africa ficou em 2º lugar na disputa de Agência do Ano, perdendo apenas para a francesa Publicis Conseil.
Entre as ações publicitárias, destaque para 'One Second Ads', criada justamente pela agência Africa para a cerveja Budweiser, e que faturou Grand Prix e Ouro em Audio & Radio, Pratas em Direct e Social & Creator e Bronzes em Media e Social & Creator.
Na ação publicitária, veiculada no TikTok, a marca tocava trechos de 1 segundo de 50 músicas de sucesso, de diferentes estilos e épocas.
A campanha foi promovida por diversos influenciadores, que convidavam seus seguidores a tentar adivinharem as músicas. Quem acertasse, ganhava um cupom de desconto da marca. Segundo a Ambev, foram distribuídos quase 5 mil cupons.
Leões do futuro
O case 'The Noama Paddle', da Miami Ad School Brasil para Greenpaece, foi um dos quatro vencedores da 20ª edição do Future Lions, prêmio que reconhece talentos criativos ao redor do mundo.
Pensando na contaminação de rios por mercúrio em territórios Yanomami, o time brasileiro criou um remo com tinta sensível ao mercúrio, que muda de cor ao entrar em contato com águas contaminadas.
Ambev, brasileiro anunciante mais premiado
O anunciante nacional mais premiado foi a Ambev, com campanhas para Brahma, Budweiser, Skol e Corona, dividida pelas suas agências Africa, Gut e Grey.
Foram 20 leões, sendo 1 Grand Prix em Audio & Radio, 5 de Ouro (Audio & Radio, PR, Media, Social & Creator e Brand Experience), 8 de Prata (2 em Audio & Radio, 2 em Direct, 2 em Social & Creator, 1 em Outdoor e 1 em Brand Experience) e 6 de Bronze (2 em Media, 2 em Social & Creator, 1 em Creative Commerce e 1 em Sustainable Development Goals).
Além disso, em uma campanha do energético Fusion, criada pela David Madrid, da Espanha, a Ambev aparece como empresa adicional na ficha técnica do case.
A grande ideia do festival
A campanha que ficou com o Grand Prix na categoria Titanium, que premia a grande ideia do festival, foi a ação 'Axa - Three Words', da Publicis Conseil, de Paris, para a companhia de seguros Axa.
O case modificou contratos de seguros de domicílios na França. Isso porque, no país, é obrigatório (por lei) fazer seguro dos imóveis para proteger as residências de problemas, como incêndio e enchentes.
Assim, bastava incluir a expressão "e violência doméstica" nas apólices para garantir realocação imediata da vítima para outra moradia, com suporte financeiro e psicológico, para mulheres que vivem sob o risco constante dentro de casa.
Em 2024, a alteração foi implementada em 3,5 milhões de contratos de seguro residencial na França, com efeito retroativo. A iniciativa também ganhou os prêmios máximos nas categorias Direct e Creative Business Transformantion.
Os outros prêmios anunciados no último dia do festival foram:
- Companhia criativa do ano: WPP
- Rede de agências do ano: DDB Worldwide
- Marca criativa do ano: AXA
O festival também divide prêmios por 'track'. Neles, as brasileiras ganharam em 'Classic' (Africa), 'Engajament' (Gut), 'Experience' (DM9), 'Good' (Africa) e 'Independent Agency of the Year - Health' (Arplan).
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