Brasil bate recorde de passageiros em aeroportos; veja os 10 de maior fluxo

O Brasil bateu recorde em número de passageiros nos aeroportos do país para o período de janeiro a maio de 2025.

O que aconteceu

51,5 milhões de passageiros foram registrados nos cinco primeiros meses do ano, segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Trata-se do maior volume já registrado para o período de toda a série histórica.

O recorde anterior era de 2015, com 48,6 milhões passageiros. A evolução mostra um crescimento de 6% em relação a dez anos atrás e de 10% na comparação com os mesmos meses do ano passado, de acordo com o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Superamos o recorde anterior, de 2015, que havia sido a maior movimentação da história para o período. Isso mostra um fortalecimento da aviação brasileira e mais oportunidades para as pessoas, tanto no turismo de lazer quanto no de negócios Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho

Dos 51,5 milhões, 39,9 milhões foram passageiros de voos domésticos, com crescimento de 8,3% em relação ao mesmo período de 2024. Outros 11,6 milhões foram de voos internacionais, que apresentou alta de 15,8% na comparação com janeiro a maio do ano passado.

O resultado foi comemorado pelo presidente Lula nas redes sociais. "Tivemos um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, o que mostra a retomada do setor e a força da nossa economia", escreveu.

Os 10 maiores aeroportos em movimentação de destino ou origem no mercado doméstico, de janeiro a maio, estão em: São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul (veja a lista abaixo).

Os 10 maiores aeroportos brasileiros em movimentação de passageiros (janeiro a maio de 2025)

  1. Guarulhos (SP) - 11,6 milhões
  2. Congonhas (SP) - 9,5 milhões
  3. Brasília (DF) - 5,9 milhões
  4. Confins (MG) - 4,9 milhões
  5. Campinas (SP) - 4,7 milhões
  6. Galeão (RJ) - 4,4 milhões
  7. Recife (PE) - 3,7 milhões
  8. Salvador (BA) - 2,9 milhões
  9. Porto Alegre (RS) - 2,5 milhões
  10. Santos Dumont (RJ) - 2,4 milhões

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.