Amanda Klein: Discurso ricos x pobres não colou no Congresso
Ler resumo da notícia
A reedição do discurso de ricos contra pobres feito pelo governo não colou no Congresso, que aprovou o PDL (projeto de decreto legislativo) que derruba as regras do IOF, analisou a apresentadora Amanda Klein na edição do Mercado Aberto de hoje no Canal UOL.
Sem o IOF, o governo perderá R$ 10 bilhões em receita neste ano. O que está em jogo são duas visões de mundo que vão pautar as eleições do ano que vem. O governo quer cobrar mais de quem ganha mais e hoje paga menos.
É a reedição do discurso 'ricos versus pobres', ou 'nós contra eles 3.0'. E é o fio condutor de várias propostas do governo, muitas delas inclusive já aprovadas, como a tributação de fundos exclusivos dos 'super-ricos', os fundos offshore, a isenção de imposto de renda para quem ganha até dois salários mínimos e o PL que estende o benefício para quem ganha até cinco salários mínimos.
Até aí, o Congresso ajudou. Mas quando vieram o decreto de aumento do IOF e a medida provisória para taxar bets, fintechs, juros sobre capital próprio e investimentos financeiros isentos, a grita do setor produtivo, falou mais alto.
O centro e a oposição uniram forças para colar no governo a pecha de que só aumenta impostos sem cortar despesas. Qual dessas duas versões vai prevalecer na campanha eleitoral do ano que vem. A da justiça tributária ou do governo que só taxa? Mas não, foi só isso. O combo da derrota é feito de muitos outros elementos.
Amanda Klein
A apresentadora do Mercado Aberto destacou ainda que esta foi a pior derrota do atual governo Lula, que demonstra agora um isolamento no Congresso.
O governo sofreu ontem a pior derrota deste Lula 3. Talvez comparável à derrubada da CPMF em 2007, que na época deixou um rombo de R$ 38 bilhões ao extinguir o imposto sobre movimentações financeiras. A última vez em que um decreto presidencial foi derrubado pelo Congresso foi em 1992 no governo Collor. A história se repete mais três décadas depois.
De lavada, por 383 votos a favor e apenas 98 contra a Câmara aprovou o projeto de decreto legislativo suspendendo a elevação do IOF. No Senado, a votação foi simbólica. Apenas os contrários se manifestaram. PT e a Federação PSOL REDE votaram contra a medida.
Todos os outros partidos de centro, inclusive aqueles com ministérios na Esplanada, colaboraram para a derrota. Isso mostra o isolamento do governo, com apoio restrito a uma franja da esquerda, a repercussão política e também a repercussão fiscal.
Resta saber se o dano a relação entre governo e Congresso ficará circunscrita ao IOF ou se o clima eleitoral antecipado vai contaminar outras pautas caras ao governo daqui pra frente. Hugo Mota está pintado para guerra contra o governo ou foi só um confronto isolado?
Amanda Klein
O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.