Videocase manipulado em Cannes: DM9 decide desligar Icaro Doria

A DM9 anunciou hoje (26) a saída de Icaro Doria. O profissional era copresidente e CCO (chief creative officer) da agência, desde o relançamento da empresa no Brasil, em 2022.

O que aconteceu

A agência DM9 acaba de anunciar a saída de Icaro Doria, copresidente e CCO (chief creative officer) da agência.

Segundo a agência, a 'decisão foi tomada em comum acordo' e encerra o ciclo iniciado em 2022, quando a agência foi relançada no Brasil.

A decisão acontece dias depois de Icaro ter assumido 'total responsabilidade' pela manipulação de um videocase inscrito no Festival de Cannes.

Manipulação no vídeo

Na semana passada, durante o Cannes Lions, a agência apresentou um videocase manipulado digitalmente que acompanha a inscrição de uma ação publicitária criada para a Consul.

A campanha 'Efficient Way to Pay', criada para a marca da Whirlpool, ganhou 2 troféus no festival, considerado o mais importante da indústria publicitária mundial - incluindo um Grand Prix na categoria Creative Data.

Porém, o case que explica a ação publicitária, e que é exibido aos jurados do prêmio, mostra trechos de uma reportagem da CNN Brasil e de uma palestra do Ted Talks.

A reportagem da CNN que consta no vídeo, por exemplo, nunca existiu como mostrada na inscrição para o festival. Apresentada pela jornalista Gloria Vanique, a reportagem tem o texto 'Aumenta a procura por eletrodomésticos mais econômicos' na legenda original, que foi alterada para 'Economia na conta de luz vira forma de pagamento de eletrodomésticos'. Além disso, foi inserido um áudio com uma voz semelhante à da apresentadora.

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O vídeo também teria modificado a fala da senadora americana DeAndrea Salvador, durante a conferência TED Talks. No original, ela discursa sobre os custos da energia para as famílias de baixa renda. No vídeo, foi acrescentada uma fala que faz referência a São Paulo. Assista:

Pedido de desculpas

Somente na terça-feira (24), cinco dias após o começo da polêmica, a DM9 se pronunciou.

No comunicado enviado à imprensa, a agência afirmou que 'se mobilizou para apurar os fatos com transparência e responsabilidade', diz que 'houve uma série de falhas na produção e no envio do videocase' e que Icaro Doria, agora desligado da empresa, assumiu 'total responsabilidade' pelo fato.

Além disso, explicou que 'está tomando medidas necessárias e proporcionais' e que criará um Comitê de Ética em Inteligência Artificial. O texto ainda afirma que 'sucesso não é apenas resultado de talento e criatividade, mas também é reflexo da forma como trabalhamos e interagimos'.

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Anunciante também responde

Nesta semana, a Whirlpool afirmou que, 'respeitando os trâmites legais', está tomando as medidas cabíveis junto aos envolvidos.

A Consul afirmou que 'não tolera a manipulação, uso ou a disseminação de informações falsas'. Na semana passada, a empresa afirmou que 'não tinha responsabilidade sobre o case apresentado em Cannes' - contudo, o anunciante precisa corroborar a inscrição da campanha para o prêmio.

A empresa não respondeu se, à luz dos fatos, pedirá a devolução dos prêmios, nem se a conta publicitária permanecerá na DM9.

Segundo o site especializado Meio & Mensagem, a CNN Brasil também se manifestou, uma vez que o video mostra um trecho de uma reportagem sua. A emissora disse ter notificado a agência, pedindo a 'exclusão do material de todas as plataformas' - mas o vídeo já não é encontrado na internet em canais oficiais.

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