Amanda Klein: Na largada para a campanha de 2026, PT dobra à esquerda
Ler resumo da notícia
Com a crise em torno do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o PT "dobra à esquerda" na largada antecipada para as eleições presidenciais de 2026, avaliou a apresentadora Amanda Klein na edição do Mercado Aberto de hoje, no Canal UOL.
Foi dada a largada para 2026. Partidos e pré-candidatos à Presidência não fazem mais questão de esconder que estão vivendo à frente de seu tempo, diante de derrotas, trapalhadas e impopularidade do governo Lula 3. O tema que antecipou a disputa em mais de um ano surgiu no mês passado, numa jogada atabalhoada do Ministério da Fazenda, que aumentou, sem combinar com ninguém, o IOF.
O imposto virou o tema a cindir a frágil base aliada, explicitando as diferentes visões de mundo, e virou bandeira de campanha tanto da direita como da esquerda. Cada lado expôs sua perspectiva em peças publicitárias no fim de semana. O PT adotou o mote BBB: taxar bilionários, bancos e bets [casas de apostas]. O andar de cima. Os moradores da cobertura, para isentar quem ganha até R$ 5.000.
A direita respondeu por meio de outra campanha lançada pela Federação União Progressista - que atualmente ocupa quatro cadeiras no ministério de Lula. Acusou o PT de aumentar gastos e bancar com impostos pagos por todos nós, principalmente os mais pobres.
Amanda Klein
Em ato na Avenida Paulista ontem, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, criticou a política econômica do governo Lula e fez muitos elogios ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Amanda Klein destacou a postura de Bolsonaro, que, para ela, reconheceu implicitamente que está fora da disputa presidencial.
Ontem, em manifestação mais esvaziada que as anteriores na Avenida Paulista, Bolsonaro pediu para darem a ele 50% da Câmara e 50% do Senado para mudar o Brasil e que, assim, eles mandarão mais que o presidente da República. Assumiu ainda que, nessas condições, não precisaria nem ser presidente.
Bolsonaro se prepara para a reta final do julgamento do golpe. Ainda sem nomear um sucessor, o que só deve acontecer no final do ano - segundo aliados políticos - reconhece implicitamente que está fora do jogo.
A semana será esvaziada no Congresso, com políticos importantes em viagem a Portugal, no que se convencionou chamar de 'Gilmarpalooza', fórum promovido pelo ministro Gilmar Mendes. Aliás, ouvi de ministros do STF que a judicialização do IOF 'pode ajudar na construção de uma saída com uma pausa para reflexão das partes'.
Amanda Klein
O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.