7 em cada 10 profissionais de RHs já utilizam IA na rotina, diz pesquisa

Sete em cada dez profissionais de RH e Departamento Pessoal utilizam IA em sua rotina, sendo que 80% deles percebem ganhos reais nos processos. Os dados são de um levantamento da Sólides, plataforma de gestão de pessoas, em parceria com a Offerwise, de pesquisa de mercado.

O que aconteceu

Dos entrevistados, 36% utilizam inteligência artificial regularmente no dia a dia de trabalho, enquanto 33% usam ocasionalmente, mas gostariam de utilizar mais. Foram entrevistados 400 profissionais de micro a grandes empresas em abril deste ano

32% dos profissionais dizem não usar IA, mas 21% demonstram interesse em começar a aproveitá-la mais no trabalho.

Entre os que não utilizam, mais da metade ainda não enxergam relevância. Já o restante acredita que seu uso pode impactar diretamente seu trabalho - seja substituindo parte de sua rotina ou tornando-o obsoleto.

Dos 80% que veem impacto da IA no trabalho, 46% alegam que a inteligência artificial 'facilita as tarefas'. Os outros 34% dizem que a IA ajuda, mas é preciso adaptações.

Os dados mostram que o desafio na adesão de IA agora é mostrar valor, não só funcionalidade, apresentando a tecnologia como uma aliada das áreas e profissionais de RH e Departamento Pessoal, não uma substituta. É importante conectar o uso da tecnologia com dores reais e rotinas práticas Trecho do levantamento

Dentre os entrevistados, as lideranças tendem a perceber mais os ganhos com a IA, se mostrando mais otimistas quanto à transformação digital. Já os colaboradores, em muitos casos, ainda sentem que os processos estão sobrecarregando suas rotinas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.