Amanda Klein: Embate com Congresso pode trazer novas derrotas para Lula
Ler resumo da notícia
A intensa briga entre o governo Lula e o Congresso pela volta do decreto de elevação do IOF só aumenta, ainda sem ninguém capaz de amenizar o clima tenso que foi gerado, disse a apresentadora Amanda Klein no Mercado Aberto de hoje no Canal UOL.
A briga entre governo e Congresso só escala e os bombeiros que poderiam jogar água na fervura, aparentemente, tiraram férias. Nem a semana esvaziada no Legislativo, na qual o presidente Hugo Mota estará em Lisboa, no fórum patrocinado por Gilmar Mendes, junto com uma penca de políticos e empresários, amenizou o clima.
No post que fez ontem nas redes sociais, acusando o governo Lula de promover a polarização social e alimentar o 'nós contra eles', Mota avaliou que era importante passar nas palavras de interlocutores próximos a ele, uma mensagem sóbria, com tom leve, não para escalar, mas para esclarecer alguns pontos.
Esses mesmos aliados de Mota lembram que não adianta o governo fazer o discurso de ricos contra pobres se não convence nem a sua própria base, o que inclui partidos de esquerda como PSB e PDT.
Amanda Klein
O governo decidiu brigar pelo decreto do IOF e entra hoje com um recurso no STF para retomar o aumento do Imposto, anteriormente derrubado pelo Congresso Nacional.
A decisão do governo, que pretende suavizar a situação, no entanto, pode deixar o clima ainda mais tenso entre as partes e trazer novas derrotas para Lula, falou Amanda Klein.
Me disseram o seguinte, o governo precisa primeiro resolver a sua base, que votou contra o decreto do IOF. Entrar com recurso no STF só vai piorar o clima e tensionar ainda mais. E o governo vai entrar. É hoje, já está batido o martelo.
O governo entra hoje por meio da AGU, com um recurso no STF para retomar o aumento do IOF, que foi derrubado pelo Congresso. Avaliação é que é interesse do governo distensionar o clima. Avaliação em torno do Mota para provar pautas de interesse, inclusive aquela medida provisória que taxa bets, bancos e investimentos financeiros e garante parte da receita para cumprir a meta fiscal deste ano.
Já o governo vê de outra forma. Há interesse em explorar o tema da injustiça tributária, em que ricos pagam proporcionalmente menos imposto dos pobres, como bandeira eleitoral para o ano que vem.
Fato é que o governo tem muito a perder. Tem CPMI do INSS, projeto de anistia golpistas de 8 de janeiro, negociado um escurinho com oposição, PL de isenção de imposto de renda até R$ 5 mil, medida provisória para ajustar contas, orçamento. Melhor medir isso direito antes de provocar um estremecimento maior para realistar relação sobre pena de inviabilizar o governo há um ano e meio do fim.
Amanda Klein
O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.