OpiniãoEconomia

Amanda Klein: Centrão ameaça debandada; Rui Costa e Haddad se entendem

Com a crise do IOF, os partidos mais ao centro ameaçam debandada do governo, enquanto Rui Costa e Haddad, que viviam em conflito, agora se entendem, analisou a apresentadora Amanda Klein na edição do Mercado Aberto de hoje no Canal UOL.

Na Federação União Progressista já se fala em prazo para deixar o governo: agosto. A debandada, segundo caciques do partido, será votada oficialmente na reunião para formalizar a Federação. Reúnem-se as bancadas para tomar a decisão.

Hoje há quatro ministros dos dois partidos no governo - um do PP e três do União Brasil. Até aqui, a principal ponte do União com o governo Lula era o presidente do senado, Davi Alcolumbre. Mas esse elo também anda estremecido.

Por outro lado, a união interna no governo nunca foi tão grande. Rui Costa e Haddad, por exemplo, que viviam em conflito agora estão em "sintonia", nas palavras de um aliado próximo.

A avaliação é de que os dois nunca estiveram tão próximos. E mais: o governo todo está alinhado na defesa da pauta econômica e do poder presidencial. Como diriam nossos avós, há males que vêm pro bem.
Amanda Klein

O governo Lula vai acionar o STF contra a decisão do Congresso Nacional de derrubar o decreto de aumento do IOF. A derrubada do veto foi uma grande derrota para o governo. O projeto que derruba o decreto do Imposto foi votado de surpresa nas duas Casas —uma seguida da outra, um movimento raro— com derrota incontestável para o presidente em ambos os casos.

A apresentadora do UOL destacou que o presidente Lula atualmente age em duas frentes de batalha, uma jurídica, com a entrada de pedido no STF, e outra política, na qual há mais riscos de derrota ao governo.

O governo Lula está oficialmente em duas frentes de batalha: uma jurídica e outra política. São distintas, mas se comunicam. A jurídica curiosamente é mais sensata e envolve mais traquejo do que a política.

Em entrevista coletiva, o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, disse que o Congresso violou a separação de poderes e o governo decidiu entrar no STF com uma ação declaratória de constitucionalidade para saber se o decreto que aumentou o IOF editado pelo governo respeita a lei.

Continua após a publicidade

O árbitro do jogo jurídico é o ministro Alexandre de Moraes, o relator. É ele quem vai dizer se o Brasil ainda é um regime presidencialista ou se já estamos oficialmente vivendo o semipresidencialsimo ou semiparlamentarismo.

Já no front político, há mais riscos de derrota. Apesar do governo, por meio dos líderes, ter avisado diretamente Motta e Alcolumbre antes de protocolar a ação no STF, no parlamento aumenta a tensão com o Executivo.
Amanda Klein

O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.